1ª edição da Expobiomasa já não tem mais espaço para expositores

09-09-2014

A mostra tecnológica encerra a atribuição de espaços com um nível de contratação que se situa muito acima das expetativas da organização e atinge os 26.000m2 de exposição.

 

Já não resta nem um só metro disponível na Expobiomasa. A seis semanas da realização da Feira, a AVEBIOM pendura o cartaz de «Completo». Os responsável da lotação esgotada são 417 empresas e marcas expositoras, procedentes de 25 países, que se distribuirão em 26.000m2 de superfície expositiva. À vista está que os expositores confiam na Expobiomasa como o palco comercial idóneo para identificar novos objetivos, implicar-se em inovadores projetos, conhecer toda a oferta e renovar as relações com os seus clientes. Os expositores têm a certeza de participar na principal plataforma de negócio em biomassa do sul de Europa e para a Ibero-américa, porque encontram visitantes profissionais que fecham compras e assinam contratos na própria feira.

A Expobiomasa 2014 demonstra o bom estado de saúde de um setor que se empenha nas oportunidades de negócio que oferece a produção e utilização de biomassa como fonte de energia renovável e mais barata que os combustíveis fósseis, o que propiciou que o mercado da biomassa dispare, não só na Europa como também e de maneira imparável, em Espanha e Portugal.

O objetivo de partida, quando a AVEBIOM assumiu a liderança da Feira anual do setor, e convocou a Expobiomasa, situava-se abaixo do conseguido. O desafio agora é responder à importante aposta dos expositores na Feira, com uma afluência massiva de visitantes de elevado perfil profissional e com um profundo interesse no setor e nas possibilidades de trabalho e oportunidades de negócio que oferecem as variadíssimas soluções tecnológicas com biomassa a um número, cada vez maior, de utilizadores finais de muito diversa tipologia.

.Os números definitivos ao encerrar o prazo de inscrição falam de expositores que levarão à Expobiomasa os últimos progressos tecnológicos de firmas procedentes de 25 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Itália, Lituânia, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rep. Checa, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

No que diz respeito aos setores de atividade, encontramos uma vasta representação de toda a cadeia de valor da biomassa: tecnologias para o aproveitamento de biomassa agrícola e florestal; equipamentos para a trituração e transformação em aparas de biomassa agrícola e de madeira; equipamentos para a fabricação de pellets e briquetas; produção e distribuição de pellets e aparas, armazenamento, seleção e secagem; salamandras e recuperadores; caldeiras de uso doméstico e equipamentos industriais; District Heatings e instalações de biomassa; condutas e equipamento auxiliar, etc.

Embora tudo aponte a que em 2014 o protagonismo será para a produção de aparas de madeira e pellets, também destacará a presença de todas as empresas líderes na Europa na fabricação e distribuição de equipamentos florestais, transformação em aparas e pellets, que vão apresentar novidades e soluções adaptadas e à medida de cada ideia ou projeto, para que os profissionais se possam beneficiar das aplicações da biomassa com um mínimo risco.

Também no âmbito internacional, os países que participam formalmente, de um ponto de vista institucional, serão as delegações comerciais da Áustria, Dinamarca e da Rep. Checa. Por outro lado, o European Pellet Council (EPC) organiza a sua assembleia anual em Valladolid, durante a realização da Expobiomasa, além de participar no 9º Congresso Internacional de Bioenergia como palestrante e em representação dos principais traders e especialistas em pellets de todo o mundo.

Jornadas para grandes consumidores de energia como as indústrias agroalimentares e posteriores reuniões com empresas de equipamentos e serviços energéticos, assim como a exposição de soluções com biomassa para municípios, completarão um vasto programa de atividades. Visitas Profissionais; Workshops para conhecer as chaves sobre financiamento climático, a nova legislação sobre controlo de emissões, os melhores modelos de negócio para empresas do setor madeireiro e florestal; em conjunto com as apresentações dos expositores, são outros dos encontros assinalados dentro da oferta temática da mostra.

Organizada pela AVEBIOM, com a colaboração do IDAE, Câmara Municipal de Valladolid e Feira de Valladolid, a 1ª edição da Expobiomasa decorrerá de 21 a 23 de outubro de 2014 em Valladolid.