Uniovo aposta nas energias renováveis

Publicado a 02-10-2013

A Uniovo, empresa portuguesa de produção e distribuição de ovos do grupo Globalfer, em Ferreira do Zêzere, anuncia a implementação de um sistema solar fotovoltaico de 63,8 kWp que já está a produzir em pleno. A produção média anual deste sistema de miniprodução deverá rondar os 85 MWh,, energia suficiente para alimentar 24 casas e a instalação esteve a cabo da Ikaros-Hemera.

Para Manuel da Silva Ferreira, administrador da Uniovo, “a aposta da empresa em energias renováveis, nomeadamente as que não produzem efeitos negativos em termos de impacto ambiental, faz parte da estratégia de inovação e sustentabilidade da empresa portuguesa.”

Duarte Caro de Sousa, Diretor-geral da Ikaros-Hemera, empresa responsável pela instalação e monitorização deste sistema solar fotovoltaico, sublinha que “é gratificante perceber que, cada vez mais, as PME portuguesas começam a incorporar o investimento nas energias renováveis na sua estratégia de crescimento. Com esta aposta, a Uniovo reforça a ideia de que a sustentabilidade é um fator-chave para o sucesso da empresa.”

A Uniovo viu recentemente renovado o seu certificado PME Líder 2013, fazendo parte do leque de empresas portuguesas que, pelas suas qualidades de desempenho e perfil de risco se posicionam como motor da economia nacional em diferentes setores de atividade, prosseguindo estratégias de crescimento e liderança competitiva.

Duarte Caro de Sousa acrescenta: “São empresas com este tipo características, empreendedoras e que arriscam face à atual conjuntura económica, com quem a Ikaros-Hemera mais tem trabalhado nos últimos tempos. A aposta nas energias renováveis é hoje, mais do que nunca, um fator de distinção.”

Na Uniovo, o sistema solar foi instalado numa área superior de 500 m2, terá um retorno anual de 16% e uma recuperação do capital investido em cerca de 5 anos. O administrador da Uniovo sublinha: “Se este tipo de projetos não fossem rentáveis, não faria sentido para a empresa.” O novo sistema da Uniovo evita emissões anuais de 18,9 toneladas de CO2, o equivalente à plantação de uma floresta com a dimensão aproximada de 4 estádios de futebol.