Sumol + Compal, Unicer, Sovena e Vitacress juntam-se à Alimentaria & Horexpo Lisboa 2013
Um grupo de empresas exportadoras do setor alimentar foram desafiadas pela organização da Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 a formar uma task force empresarial que terá como objetivo alavancar a nova orientação exportadora desta feira, que é já a 4ª maior e mais importante feira da alimentação no ranking europeu.
Sob o lema “Novos compradores, Novos Mercados, Novas Oportunidades”, a Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 assumiu para esta edição uma nova orientação estratégica: a Exportação.
Neste sentido, um grupo de empresas portuguesas do setor, já com presença firmada nos mercados internacionais foram desafiados pela organização da Alimentaria&Horexpo Lisboa (AIP-FCE e Alimentaria Exhibitions) e pelos seus parceiros, (FIPA, Portugal Foods, Portugal Fresh, Viniportugal, Aicep entre outros), para que em conjunto atinjam o objetivo de maximizar o apoio para a internacionalização do setor. Desta task-force fazem parte empresas como a Sumol+Compal, Unicer, Sovena e Vitacress, entre outras.
São objetivos deste grupo de trabalho a criação de sinergias inter empresas orientadas para a exportação, a conceção de um modelo inovador de participação na A&H Lisboa e a definição de mercados prioritários, estratégicos e emergentes para as exportações nacionais e a identificação da tipologia dos principais compradores estrangeiros para convite para a feira.
Para a organização da Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 esta união da indústria a uma só voz assume extraordinária importância, no momento atual da economia, já que é fundamental potenciar este instrumento de dinâmica de negócios, reposicionando-o para a exportação e definindo uma Nova Estratégia de Internacionalização em que o setor se reveja e participe como um todo.
Sobre a Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013
Promovida pela AIP-FCE e Alimentaria Exhibitions, a Alimentaria&Horexpo Lisboa é o certame líder do setor alimentar em Portugal e na Península Ibérica em 2013, constituindo-se como a maior plataforma de negócios e contactos profissionais para os setores da alimentação, distribuição e hotelaria.
A ambição da organização para 2013 é a de alcançar o milhar de empresas participantes e aumentar o contingente de compradores estrangeiros para cerca de 2.000, oriundos de uma centena de mercados.
Na edição de 2011, os 4 pavilhões da FIL, com uma área de 45 mil m2, foram ocupados por 850 empresas participantes, com uma forte presença internacional, com empresas oriundas de mais de 30 países e mais de 30.000 visitantes profissionais entre os quais 1.200 compradores estrangeiros.
A Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 irá conservar o modelo de certame que congrega três salões e potencia as sinergias inerentes aos mesmos. Este formato traduz-se numa ampla oferta do mercado alimentar e de hotelaria, com a presença de muitas empresas produtoras e distribuidoras de alimentos e bebidas, de equipamentos e decoração para a restauração e hotelaria, tecnologia e maquinaria para a indústria e distribuição alimentar:
Alimentaria Lisboa – Salão Internacional da alimentação e bebidas
Horexpo – Salão Internacional da hotelaria e restauração
Tecnoalimentaria – Salão Internacional das tecnologias, maquinaria e equipamento para a indústria e distribuição alimentar