Projeto de inovação da Sapec Agro ganha apoio do QREN
Publicado a 31-01-2013
O Presidente do AICEP – Portugal Global, Pedro Reis, e a Administração da Sapec Agro assinaram ontem em Setúbal, nas instalações da Sapec, o contrato de concessão de fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para um projeto de inovação, cujo investimento global é de 2.891.034,98 €. Seguiu-se uma visita às unidades fabris, laboratoriais e de desenvolvimento e inovação.
Este projeto incide sobre cinco novos produtos fitofarmacêuticos dirigidos essencialmente para a exportação (sobretudo Espanha, França e Itália), que se afiguram marcadamente inovadores tanto a nível nacional como a nível internacional.
Com submissão em abril de 2012 e aprovação em outubro do mesmo ano, o projeto que foi ontem assinado prevê o empréstimo, através do QREN, de 500 mil euros, dos quais 328.594,24 € são um prémio, se se der o cumprimento total dos objetivos propostos.
Este projeto obteve uma classificação de mérito de 4,25/5, na ponderação de quatro variáveis: qualidade do projeto, impacto na competitividade da empresa, contributo para a competitividade nacional, e contributo para a competitividade regional e para a coesão económica territorial.
A SAPEC AGRO foi recentemente indicada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como uma das cinco empresas no País com mais pedidos de proteção de patente.
Investindo cerca de 2% do volume de negócios em inovação, a SAPEC Agro tenciona fazer um investimento total em inovação superior a 5,7 milhões de euros até 2014.
Com um rácio de exportações de cerca 65%, a SAPEC Agro prevê reforçar a sua presença em mercados externos como Espanha, França e Itália, e entrar em novos mercados, como o Brasil, já em 2014.
A SAPEC Agro submeteu ao Quadro de Referência Estratégico Nacional mais dois projetos, que estão em fase de análise, no montante global de quase três milhões de euros.