Portugueses foram à Argélia desenvolver negócios e assinar protocolo de 150 milhões

10-12-2013
 

No âmbito do seu Projeto de Internacionalização apoiado pelo QREN, a Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, organizou a participação portuguesa no Fórum Agro Alimentar Selection Argélia 2013, com um contingente de 13 empresas nacionais.

Realizado em Argel de 26 a 28 de novembro, o Fórum contou com a participação da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e saldou-se por intensos contactos empresariais nos quais se inclui a assinatura de um protocolo para a construção de três matadouros industriais pelo Grupo Seabra, no valor de 150 milhões de euros.

Organizada pela Fundação AIP, a participação portuguesa no Fórum Agro Alimentar Selection Argélia 2013 teve um balanço extremamente positivo, com mais de 80 reuniões bilaterais entre empresas nacionais e argelinas, a formalização de alguns investimentos e a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Confédération Algérienne du Patronat (CAP) e a Fundação AIP, com vista à promoção das relações entre empresários Portugueses e Argelinos.

No âmbito desta iniciativa o Grupo Seabra assinou um protocolo na Argélia, que compreende a construção de três matadouros industriais chave-na-mão, num valor global que ascende a cento e cinquenta milhões de euros. A carteira de obras do Grupo Seabra na Argélia ascende a mais de 200 milhões de euros e resulta do esforço e perseverança do Grupo neste mercado há mais de três anos.

Também a empresa SousaCamp, em parceria com um dos maiores e mais importantes grupos argelinos, o Grupo Cevital, firmaram uma parceria ao abrigo da qual irão criar uma unidade de produção de cogumelos. A unidade deverá produzir 5.000 toneladas no primeiro ano e atingir as 25.000 toneladas de cogumelos em cinco anos. Na fase inicial da exploração serão criados 150 postos de trabalho, que poderão atingir os 700 em cinco anos.

O Fórum Agro Alimentar Selection Argélia 2013, teve a presença da Ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, assim como do Embaixador Português em Argel, António Gamito, do vice-presidente da Fundação AIP, João Dotti e do Presidente da CAP, Boualem Mrakach.

Organizado pela Fundação AIP o Fórum Agro Alimentar Selection Argélia 2013 é um evento realizado no âmbito do Qren contou com o apoio institucional do AICEP, o alto patrocínio do Governo de Portugal através do Ministério da Agricultura e do Mar, e desde o inicio que contou também com o apoio da Embaixada da Argélia em Portugal.