Portugal na Rússia para atrair negócios

Publicado a 07-10-2013

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) concretiza, de 7 a 11 de outubro, a 5.ª Portugal Market Week na Rússia, evento de proximidade que visa lançar e aprofundar negócios para as empresas portuguesas de bebidas e produtos alimentares de qualidade apostadas na internacionalização.

Este tipo de iniciativa foi estreado em 2010 pela AEP e tem-se revelado “o formato adequado à promoção dos vinhos e da cultura gastronómica portugueses junto dos canais profissionais russos”, aponta o vice-presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, justificando que “de ano para ano, a moderna distribuição, os escanções e os profissionais do canal horeca locais revelam-se cada vez mais atentos e interessados em trabalhar com o que é produzido em Portugal”.

A comprová-lo, e resultante do esforço associativo, está o facto de “muitas das mais de 70 empresas nacionais que participaram nas quatro edições realizadas já comercializarem hoje os seus produtos na Rússia”, considera Paulo Nunes de Almeida.

Desta vez, o certame volta a juntar nove empresas, entre produtores e distribuidores vinícolas e de azeites, uma torrefatora de café e uma editora especializada - a Portugal Wine Guide - que, aliás, participou nas edições anteriores. Repetem, igualmente, a Saven e a DFJ Vinhos, como forma de consolidar contactos, chegar a mais distribuidores, armazenistas e escanções e dar a beber novos vinhos e bebidas espirituosas.

Por seu lado, a Agri-Roncão Vinícola, a Cortes de Cima, a Mateus & Sequeira Vinhos e a Casa Castro Malheiro, todas do setor vinícola, assim como a Vineves (azeite) e a Bicafé, estreiam-se agora na conquista dos mercados russos.

A 5.ª Portugal Market Week, que integra o programa associativo de internacionalização “Business on the way 2013”, cofinanciado pelo Compete ao abrigo do QREN, dedica os primeiros dias da semana à capital, Moscovo. No histórico Hotel Nacional, a comitiva portuguesa oferecerá provas de vinhos e degustação de produtos. Será também ocasião para concretizar encontros de negócios e suscitar uma ‘master class’ focada nos vinhos portugueses, para a qual foram convidados ‘sommeliers’, líderes de opinião, importadores e ‘chefs’.

Os representantes das empresas nacionais seguirão depois para São Petersburgo, onde estarão quinta e sexta-feira, replicando no Hotel Astória as provas e a experimentação de produtos ‘made in Portugal’.

Os produtos de qualidade continuam a ter grande procura na Rússia, a marca Portugal começa a ser reconhecida e o nosso país pode mesmo beneficiar do aumento de quota que os Estados da UE vêm conquistando entre os principais fornecedores do país (43% das compras russas ao exterior). Aliás, Portugal tem subido igualmente nessa lista e é atualmente o 51.º fornecedor da Rússia, embora ainda não vá além dos 0,17%, o que não deixa de ser um desafio para as nossas empresas.