Portugal Fresh vai à Asia Fruit Logistica na expetativa de alcançar o mercado asiático

Entre os dias 5 e 7 de Setembro, a Portugal Fresh — Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal estará presente, pela primeira vez, na Asia Fruit Logistica, em Hong Kong — a única feira na Ásia com foco exclusivo no setor das frutas e legumes.

 

Depois de dinamizar a participação em várias plataformas comerciais, como em Berlim, Madrid, Sérvia, Marrocos e Copenhaga, a Portugal Fresh continua a promover a internacionalização do setor das frutas, legumes e flores nacionais, procurando abordar novos mercados como resposta aos desafios que se apresentam às empresas do setor.

Na edição de 2011, estiveram presentes 332 empresas de 33 países, maioritariamente asiáticos (36%), seguidos de europeus (27%) e sul-americanos (12%). A feira foi visitada por 5300 pessoas de 63 países, também com foco na Ásia (58,4%).

Tratando-se a China de um país em crescimento e com uma economia dinâmica, esta ação assume-se igualmente como uma prospeção de mercado, com vista ao estabelecimento de pontes comerciais e ao fortalecimento da «marca» Portugal. Este é um mercado em que se regista uma crescente preocupação com a saúde, bem como a procura da qualidade associada à certificação de origem, destacando-se, entre os produtos nacionais, o vinho, o azeite e a pera Rocha como casos de sucesso.

Atualmente com cerca de 60 empresas associadas, algumas das mais representativas do setor e com décadas de experiência no mercado, a Portugal Fresh empenha-se na divulgação das vantagens competitivas da produção nacional e no valor acrescentado dos seus produtos, no contexto internacional, alavancada em participações conjuntas pensadas para valorizar o setor como um todo.

Esta participação na Asia Fruit Logistica enquadra-se num conjunto de ações apoiadas pelo QREN que incluirá, ainda neste ano, uma missão empresarial ao Brasil, um regresso a Madrid e uma missão empresarial inversa da América Latina.