Estados Unidos: John Deere e Yara celebram acordo

A John Deere, produtor mundial de máquinas agrícolas, escolheu a Yara como único fornecedor de AdBlue para os seus novos motores, o que lhe permitirá cumprir os regulamentos cada vez mais rigorosos sobre emissões. A Yara comercializa AdBlue sob a marca Air1.

"Ser escolhido pela  John Deere como o único fornecedor global de AdBlue (conhecido como DEF nos Estados Unidos) é uma honra para a Yara. A fiabilidade do nosso fornecimento e a experiência em servir a muitos outros OEMs foram as chaves para a eleição da John Deere ", diz o diretor de Air1 na América do Norte, Chade Dombroski.

Durante o último  ano a equipa dos EUA da Air1 trabalhou de forma estreita com a John Deere, com quem partilhou a sua experiência e conhecimento de AdBlue.

"Temos aconselhado sobre questões de segurança e manuseamento de AdBlue, bem como procedido a instalação de equipamentos apropriados nas suas fábricas", diz.

A John Deere introduziu recentemente "Tier 4 Final', a sua estratégia para reduzir as emissões de diesel em máquinas pelo SCR (Selective Catalytic Reduction), que requer o uso de AdBlue / DEF.

As novas regras entrarão em vigor em 2014 para os motores de 75 cavalos e superiores,  obrigando a uma redução adicional de 80% nas emissões de NOx em relação à atual "Interim Tier 4". Os novos motores estarão disponíveis em meados de 2013, e podem exigir alterações no projeto de tratores e outras máquinas.

"Vamos começar a fornecer as fábricas norte-americanas, o que estender-se-á também aos concessionários, sempre rotulado Air1 AdBlue Yara. A fábrica da John Deere na Alemanha pode ser um ponto de abastecimento no futuro próximo”, conclui Chade Dombroski.

 

Nota: AdBlue é uma solução aquosa de ureia que atua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio gerado nos processod de combustão.