Cultura da batata
A família Solanaceae é composta pela: batata, tomate, beringela e pimento, das quais pela sua importância económica se destacam o tomate e a batata.
A batata (Solanum tuberosum), é uma das principais culturas do nosso país, pois o seu cultivo estende-se de Norte a Sul, passando pela produção em grande escala e também produzida como agricultura familiar de subsistência. Destacam-se então as regiões da Beira Litoral, Ribatejo e Oeste, como as mais representativas em área cultivada e produtividade, seguindo-se depois as regiões de Trás-os-Montes, Entre Douro e Minho e Beira Interior. Verificou-se um decréscimo nas áreas de produção da batata (durante os anos de 2005 a 2007) mas presentemente a situação está um pouco diferente e esta área já tende a aumentar, muito devido ao mercado da exportação, onde muitos agricultores e OP (Organizações de Produtores) se lançaram. Assim, a batata tem um papel bastante relevante a nível económico para Portugal, mas se por um lado temos condições para produzir um produto de qualidade, também temos condições edafoclimáticas propícias ao desenvolvimento de pragas e principalmente de doenças.
Principais doenças
As principais doenças causadas por fungos que atacam a batata são: Alternaria, Fusarium, Míldio, Pythium, Rhizoctonia, entre outras.
Relativamente às pragas que atacam esta cultura destacamos os nemátodes.
A AT&F apresenta as suas soluções à base de microrganismos e algas, para o controlo dos referidos fungos. Estes microrganismos competem com fungos aéreos e radiculares. A AT&F lançou no mercado alternativas com excelentes resultados para a cultura da batata: Albat-B, Boco 3, Savanem, Azamin Extra Plus e Savanet para o controlo fitossanitário.
Autoria. Paula Santos. Quirina Amaro e Elisabete Henriques - Eng. (s) Agrónomas
