Sistema Integrado de Gestão do Ambiente, Qualidade e Segurança Alimentar
Houve um aumento progressivo nos últimos anos do nível de exigência dos clientes e consumidores, no que respeita à qualidade, de forma genérica. Nos dias de hoje a implementação de um sistema HACCP(1) não responde a todas as necessidades da indústria agro-alimentar.
Um sistema integrado de gestão do ambiente, qualidade e segurança alimentar é baseado nas normas de referência NP EN ISO 14001, NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 22000. Estas normas são compostas por requisitos nas várias áreas de intervenção: ambiente, qualidade e segurança alimentar.
Este sistema dota as empresas das ferramentas necessárias que lhes permitem produzir e comercializar produtos seguros, com qualidade e ambientalmente responsáveis.
Um sistema integrado de gestão é qualquer sistema que integre mais do que um referencial normativo. Embora todos os referenciais possam ser integrados, os referenciais da família ISO(2) possuem um tronco comum de requisitos a implementar, o que facilita a sua integração:
1. Objectivo e campo de aplicação
2. Referências normativas
3. Termos e definições
4. Sistema de gestão
5. Responsabilidade da gestão
6. Gestão de recursos
7. Realização do produto
8. Medição, análise e melhoria
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A integração pode facilitar o planeamento, a alocação de recursos, a definição de objectivos e a avaliação global da eficácia global da organização.
Após a tomada de decisão da gestão de topo, de implementar o sistema integrado, esta deve disponibilizar todos os recursos necessários (humanos, materiais e outros).
A 1ª etapa é a identificação e análise das práticas existentes na empresa. No final desta etapa é possível definir a estrutura do sistema integrado e da equipa. Esta equipa deve ser multidisciplinar e abranger toda a hierarquia da empresa.
O desenvolvimento do sistema desenrola-se, implementando primeiro os requisitos comuns às 3 normas de referência, os requisitos transversais à organização e só depois os requisitos específicos de cada uma das normas do sistema integrado.
Durante a fase de implementação é dada formação a todos os colaboradores sobre as novas metodologias e práticas definidas.
No final da implementação é feita a revisão do sistema integrado e a auditoria interna. Caso seja detectada alguma não conformidade é feita a sua correcção e eventual alteração do sistema.