Valmarques quer exportar mais de 70% da produção
Localizada em Moita Vaqueira, freguesia de Arazede, no Norte do concelho de Montemor-o-Velho, em plena região da Gândara, a empresa Valmarques dedica-se à produção de morangos, concretamente das variedades Coral e Albion. A empresa conseguiu já uma considerável dimensão, tendo como principal mercado a exportação.
A época forte da produção na Valmarques acontece a partir de meados de Abril até finais de Outubro, sendo feita de forma integrada e na sua grande maioria ao ar livre. Aliás, a terra da Gândara é conhecida pelas suas qualidades e características para a produção de hortícolas.
Os cuidados principais da Valmarques são a limpeza das plantas, estudo e acompanhamento constante da produção de morangos. “Utilizamos uma técnica cada vez mais apurada que advém da experiência ao longo dos anos. Vamos melhorando o mais possível e apostamos na qualidade do produto”, sublinha José Marques, fundador e proprietário da empresa.
A Valmarques tem a sua própria marca de morangos (do mesmo nome), apenas utilizada na exportação, pois a nível interno o escoamento é feito através das grandes superfícies (marcas brancas). “Gostaríamos de afirmar a nossa marca a nível nacional, mas as grandes superfícies não querem pagar a qualidade do produto”, lamenta José Marques, garantindo que o mercado nacional asfixia os produtores.
No ano passado, a Valmarques produziu cerca de 800 toneladas de morangos, com uma fatia superior a 50% destinada à exportação. Para 2011, se for um ano normal, está prevista uma produção a rondar as mil toneladas de morangos, mas a empresa vai tentar exportar pelo menos 70% desse volume.
Neste momento os principais mercados internacionais da Valmarques são a França, Holanda, Reino Unido, Dinamarca e Finlândia.