San Andreas é a grande novidade da campanha
A M.A.A.E. - Empresa Agrícola Alfredo Mota, Lda aposta nesta campanha na planta de morangueiro da variedade San Andreas. Trata-se de uma variedade que em média produz um quilo e meio de fruta por planta. Comercializada já há dois anos com proveniência espanhola está a ser produzida pela primeira vez nestes viveiros.
A M.A.A.E. está sediada em Sobral de Monte Agraço e a sua actividade centra-se na propagação de material vegetativo e na multiplicação de plantas de morangueiro. Opera desde 1992, tendo os viveiros localizados no concelho da Guarda, a mais de 700 metros, em virtude das variedades de plantas de morangueiro terem necessidade de altitude e determinadas horas de frio.
A empresa trabalha com variedades da Universidade da Califórnia, importando daí as plantas-mãe, sendo estas as que têm demonstrado dar melhores resultados em termos de produção e de qualidade no nosso país.
Os viveiros ocupam 40 hectares de terreno, garantindo-se a rotatividade das parcelas de quatro em quatro anos, para evitar a contaminação das plantas e também o cansaço dos solos, que leva sempre a um enfraquecimento da cultura, justifica o sócio-gerente da empresa, Alfredo Mota.
A M.A.A.E. produz actualmente seis variedades, divididas em remontantes e precoces. As variedades remontantes são a Diamante, Albion e agora a San Andreas, que se caracterizam em viveiro, pelo constante crescimento da flor que tem de ser diligentemente cortada para que não crie fruto. As variedades precoces são a Ventana, a Palomar e a Camarosa - a variedade com maior expressão a nível nacional. (ver tabela)
Produzir plantas de raiz protegida é um objectivo a curto prazo
Alfredo Mota refere que a M.A.A.E. tem uma relação de proximidade com os seus clientes, divulgando as novas variedades, aconselhando-os e convidando-os a visitar Feiras importantes do sector e os Campos de Ensaio da Eurosemilhas SA, pela qual está licenciada para a multiplicação das variedades da Universidade da Califórnia.
Com uma forte expressão no mercado nacional, a M.A.A.E. iniciou-se há dois anos no mercado de exportação, estratégia que pretende continuar a desenvolver, tendo também em mente a produção de plantas de raiz protegida, a expansão da produção, a melhoria do sistema de abastecimento de água e a realização de um campo de ensaio na Região Oeste para produção do fruto.