Vercoope - Colheitas de 2010 da gama Via Latina prometem arrasar
Foi com toda a pompa que a Vercoope - União de Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes - apresentou, no final de Março, em Santo Tirso, as suas novas colheitas. Os protagonistas foram os vinhos Via Latina, Via Latina Loureiro, Via Latina Alvarinho, e Vinhão, e ainda a embalagem de seis garrafas de Vinho Verde, Via Latina, de 0.25 litros, uma nova aposta com o intuito de responder, de forma ainda mais satisfatória, às necessidades do consumidor.
A Vercoope nasceu em 1964 com o propósito de agrupar os interesses de milhares de pequenos e médios produtores de Vinho Verde e a sua actividade centra-se no engarrafamento e comercialização dos vinhos produzidos pelos seus associados. Actualmente promove a qualidade e a venda dos vinhos produzidos que comercializa sob as marcas das Adegas Associadas – Amarante, Braga, Guimarães, Famalicão, Felgueiras e Terras de Felgueiras, Paredes, Vale de Cambra - e, ainda as marcas próprias: Via Latina e Pavão.
Foi sob as explicações do Engenheiro João Gaspar, enólogo da Vercoope que se deram a conhecer as novas coqueluches da marca Via Latina. Na apresentação, esteve também presente o conceituado Chefe Rui Paula que adiantou algumas combinações possíveis entre os vinhos Via Latina e alguns pratos.
Mais investimento em maquinaria e na internacionalização
Para além dos vinhos, ainda houve tempo para se falar no crescimento da Vercoope. A União cresceu a pulso dos investimentos e do sucesso. Em 2009, a Vercoope aumentou significativamente a capacidade das suas infra-estruturas e equipamentos, com um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros. Actualmente, as instalações são consideradas um modelo europeu. A este nível, vale a pena destacar a linha de engarrafamento com capacidade para 10 milhões de litros/ano.
Como pretende mais e melhor, a Vercoope tem, actualmente, em execução dois projectos, um no âmbito do PRODER e o outro do QREN, sendo o primeiro destinado à maquinaria enquanto que o segundo objectiva a internacionalização, mais propriamente o investimento e aposta em novos mercados como é o caso da Rússia, China e Índia.
Para além da presença forte no mercado nacional, em 2010 as exportações da União de Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes representaram 12% das vendas, sendo o objectivo até 2014 aumentar a produção para 9,5 a 10 milhões de litros, o que equivale a 15 milhões de euros, dos quais 15% referentes a exportações.