O cliente é enólogo na Herdade Vale de Barqueiros

Crie o seu próprio vinho, é este o desafio lançado ao consumidor pela Herdade Vale de Barqueiros. Com várias castas disponíveis, entre as quais Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouchet, Syrah ou Antão Vaz, o cliente “enólogo” pode escolher as que pretende usar e em que combinações, criando os seus lotes individuais. É-lhe dada oportunidade de acompanhar todo o processo de criação do novo néctar mas sempre guiado por uma equipa especializada que orienta, esclarece e sugere, certificando-se da qualidade final do produto. O vinho estagia e envelhece em barricas de carvalho francês, entre seis a nove meses e após a prova é engarrafado com um rótulo escolhido pelo cliente auxiliado por designers da Herdade.

Apesar da empresa estar sediada no Porto, é no Alentejo, mais propriamente no concelho de Alter do Chão, que se situa a Sociedade Agrícola Herdade Vale de Barqueiros. Para a produção própria estão a ser estudados novos rótulos, com objectivo de torná-los mais atractivos, estratégia inserida num forte trabalho de marketing. Para dar resposta a um público mais alargado será necessário também um aumento da produção por hectare, tornando o preço do vinho mais competitivo, garante o engenheiro Flávio Guiomar, da Herdade Vale de Barqueiros.

 

Uvas ao gosto do Esporão

Dada a proximidade da Serra de S. Mamede as vinhas beneficiam de um microclima específico que confere particular qualidade às uvas. Além disso a Herdade foi pioneira na instalação de um sistema de rega gota-a-gota a partir de duas barragens construídas para o efeito. Para que a uva não seja atacada por doenças ou pragas, há uma vigilância diária na vinha, reforçada nos dias de precipitação. Estes e outros cuidados fazem com que as uvas produzidas na Herdade sejam apreciadas por outras empresas do sector, sendo que a Herdade do Esporão adquire metade da produção.

 

Somam-se prémios

O vinho produzido na Herdade Vale de Barqueiros tem valido prémios quase todos os anos, mas para o engenheiro Flávio Guiomar existem alguns que merecem especial destaque, designadamente, duas Medalhas de Ouro no Wine Masters Challenge 2007, no Estoril, uma para o Vale Barqueiros Tinto 2004 – Colheita Seleccionada e outra para o Vale Barqueiros Tinto 2004 Reserva. No Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2007, em Santarém, o Vale Barqueiros Tinto 2005 arrecadou igualmente uma Medalha de Ouro.

Neste momento o bag-in-box ou o Vale Barqueiros Tinto Colheita são os vinhos mais procurados devido à sua boa relação preço/qualidade. Porém, actualmente está a verificar-se o aumento da procura do Vale Barqueiros Branco Colheita. Para um público que procura um vinho mais requintado foi colocado recentemente no mercado o Vale Barqueiros Garrafeira premium.

Brasil, Canadá, Dinamarca são os principais destinos de Vale de Barqueiros, enquanto que por cá a venda é feita na Herdade e arredores. Este ano apostar-se-á na sua divulgação e imposição num mercado mais vasto, para que esteja acessível a todos os portugueses.