Cada vez menos um desconhecido para Portugal

 

O mirtilo é uma baga de cor azul ceroso, que cresce num pequeno arbusto. Encontra-se normalmente em regiões onde o Inverno é rigoroso, dado que necessita, em média, 700 a mil horas anuais de temperatura entre 10 e 12 graus. Em Portugal aponta-se o seu solar como a região do Baixo Vouga, mais particularmente Sever do Vouga que tem catapultado este pequeno fruto para a fama.

Pelo quarto ano esta vila do distrito de Aveiro vai organizar a Feira do Mirtilo (de 1 a 3 de Julho) até porque, segundo a organização, encabeçada pela AGIM - Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga - o sucesso das anteriores tem sido bem patente.

No relatório referente à edição de 2010 pode ler-se que durante três dias a Feira foi visitada por cerca de 28 mil pessoas e estiveram representados 52 expositores, entre artesãos, viveiristas, empresas, pastelarias e bares.

Dos vários locais por onde se espraiou o evento pode referir-se a tenda gastronómica, que recebeu o Chef Luís Sotto Mayor. Este ministrou vários workshops de culinária para crianças e adultos.

Outro local bastante requisitado foi o “Espaço Mirtilo”, onde foi criada uma plantação de mirtilos, permitindo aos visitantes perceberem como esta é feita, quais os materiais usados e as principais exigências.