Agrobeja investe na produção de cereais de alta qualidade

A valorização da produção agrícola nacional é o grande objectivo da empresa Agrobeja, no desenvolvimento da sua actividade. Sedeada em Ferreira do Alentejo, e depois de um investimento milionário, a empresa está apta a prestar acompanhamento técnico e aconselhamento junto dos agricultores alentejanos. Propõe-se ainda investir na permanente formação dos seus quadros e em novas tecnologias que possibilitarão o aperfeiçoamento das culturas e posterior qualidade certificada.

 

Prestes a comemorar o trigésimo aniversário, a Agrobeja é a mais antiga empresa do distrito de Beja a actuar na área da distribuição, apoio técnico e consultoria a agricultores por todo o Alentejo, possibilitando-lhes uma assistência permanente às culturas, realizada por um quadro técnico com adequada formação superior.

A cultura de cereais representa actualmente entre 30 a 35% da actividade da empresa e, de acordo com o seu administrador Vasco Sevinate Pinto, sofreu ao longo dos tempos uma grande transformação resultante da evolução da tecnologia cultural a que temos assistido.

A Agrobeja trabalha de forma sustentada na produção de trigo melhorador (agora também de regadio), de cevada para a produção de malte e de milho igualmente de qualidade diferenciada. É na cultura dos cereais que se procede à total integração do produto final, isto é, fecha-se o circuito desde a Produção à Indústria.

Para isso, a Agrobeja adquire a produção aos agricultores seus clientes, processa o seu loteamento com base em parâmetros de qualidade pré-definidos, sendo os lotes posteriormente comercializados para diferentes destinos.

Tendo iniciado a integração dos cereais de alta qualidade com a Indústria espanhola, a Agrobeja já hoje dispõe de vários clientes nacionais que permitem que a valorização destes produtos se faça através da nossa Indústria, reduzindo as necessidades de importação de cereais de características semelhantes.

Um bom exemplo deste tipo de actividade, permitindo a valorização do produto agrícola e garantindo a qualidade necessária previamente definida junto da produção, é a relação da Agrobeja com a empresa Maltibérica, que ao longo dos anos tem possibilitado a obtenção de cevada para a produção de malte, de óptima qualidade para a indústria cervejeira .

 

 

 

Consciente de que a agricultura sofreu uma enorme evolução tecnológica nos últimos anos a Agrobeja vai continuar a lutar para ser uma referência na sua área de actuação. Os projectos passam pela produção de trigos melhoradores – trigo mole para panificação e pastelaria, trigo duro para massas, cevada para malte e o arroz para a Indústria Nacional.

Vai continuar a apostar na produção de milho com altos índices qualitativos em teores de amido e capacidade de produzir “gritz” (componente presente nos corn flakes e em algumas cervejas).