Vilmorin - Eucligomes

Eucligomes acompanha modernização dos seus parceiros

No mercado há mais de três décadas, Euclides Correia Gomes, actualmente Eucligomes - Comércio de Produtos para Horticultura e Floricultura disponibiliza todo o tipo de factores de produção necessários ao bom desenvolvimento da actividade agrícola (adubos, fitofármacos, plásticos agrícolas, redes de sombreamento, sementes, etc.).

 Para além do atendimento ao público presta apoio aos produtores através das empresas que representa. Uma dessas representadas é a Vilmorin, numa relação que remonta aos primórdios da empresa, por já na altura o seu fundador a ter considerado líder, cujas variedades faziam, e continuam a fazer, diferença no mercado.

Actualmente à frente da gerência da Eucligomes, Rogério Gomes admite que as sementes de cenoura da Vilmorin são uma boa aposta, bem reflectido na adesão dos produtores a essas variedades.

São produtores que cultivam grandes áreas e sabem bem o que querem, pelo que a introdução do conceito de semente Vilrob foi muito bem aceite. Os produtores viram no terreno as vantagens que, entre outras, passam por uma sementeira mais homogénea, uma cenoura de melhor qualidade, menor refugo e maior rentabilidade.

Um projecto pessoal de Rogério Gomes é precisamente promover a utilização de semente Vilrob, pelas vantagens que lhe reconhece. Já a Eucligomes quer dar continuidade ao trabalho que desenvolve há anos.

 

Musico e Extremo já bem aceites pelos produtores

 

Uma das estratégias da Eucligomes é promover ensaios entre a Vilmorin e os produtores, sendo esta uma forma de mais facilmente demonstrar as vantagens de cada variedade. Esses estudos são normalmente realizados junto de vários produtores para assim poderem recolher-se mais opiniões. Neste momento a Vilmorin tem duas novidades a nível de variedades de cenoura, a Musico, que já foi lançada e que está a reunir uma boa aceitação e a Extremo que, embora também já seja comercial ainda se encontra em fase de divulgação. Todavia, os ensaios indicam que será uma boa variedade cujas principais características são a pele muito lisa e a boa produtividade.

Sobre o sector hortícola, o gerente da Eucligomes é da opinião que tem futuro na região do Montijo, onde há agricultores jovens muito vocacionados para a modernização das culturas, nomeadamente a cenoura, que cresceu muito em área e se mecanizou, abrindo portas à exportação.