Hubel Verde: Agronomia em Campo

Com uma forte aposta na inovação desde a sua fundação, a Hubel verde é hoje uma das principais empresas na área da assessoria agronómica, nutrição vegetal e métodos produtivos. Alia uma gama de produtos alargada com um vasto conhecimento técnico, reconhecido pelo mercado pelas mais-valias que traz aos seus clientes. Para melhor conhecermos a Hubel Verde, estivemos à conversa com o seu director comercial, Eng.º. Luís Gamito.

  

Voz do Campo: Como nos caracteriza a Hubel Verde?

Luís Gamito: A Hubel Verde é uma empresa de prestação de serviços e comercialização de produtos de engenharia agronómica, que tem como objectivo diminuir o risco e maximizar o rendimento dos nossos parceiros. Esta é a nossa missão e contamos com uma experiente equipa técnica no terreno e uma vasta gama de produtos, para alcançar este objectivo em parceria com os nossos clientes.

Estamos presentes a nível nacional com uma equipa comercial formada por 12 Agrónomos, o que nos tem permitido reforçar a diferenciação da Hubel Verde no mercado, quer ao nível dos produtos que fornecemos, mas acima de tudo do serviço de assessoria técnica que prestamos, que é um dos pontos- chave da nossa actividade.

Na Hubel Verde apostamos em contínuo na evolução da nossa organização como forma de responder aos desafios que nos são colocados diariamente pelo mercado, e para isso temos realizado nos últimos anos investimentos importantes para reforçar a nossa eficiência interna. As mais relevantes são a solução de mobilidade na área logística, elemento central e fundamental na nossa actividade, com a gestão de stocks, encomendas e entregas no campo e os polos logísticos no Ribatejo, em Alpiarça, e no baixo Alentejo, em Ferreira do Alentejo.

 

VC: Quais são os principais produtos e serviços que disponibilizam ao mercado?

LG: Na área da nutrição vegetal, o destaque vai para os adubos líquidos VS, soluções de nutrição à medida que permitem ir ao encontro das necessidades específicas das culturas, mas abrange também produtos como fertilizantes especiais entre outros. A nossa gama abarca ainda substratos profissionais para culturas sem solo e viveiros, soluções de monitorização da rega ao nível do solo e ambiental, bem como soluções chave-na-mão na área da produção agrícola, como estufas e hidroponia.

 

VC: A correcta nutrição das plantas é reconhecida como um factor importante na condução das culturas?

LG: A agricultura nacional viveu e está a viver uma profissionalização dos seus intervenientes, com um incremento da tecnicidade dos agricultores. Esta evolução tem como objectivo o aumento da produtividade, a redução de custos e maximização dos resultados. E a nutrição é um dos factores chave para atingir esse objectivo.

Os adubos líquidos vieram contribuir para a melhoria dos resultados da cultura, pois permitem uma maior racionalização no seu uso, a sua aplicação é localizada e na quantidade exacta às necessidades da planta, com a possibilidade de efectuar correcções no momento e de forma simples. A nutrição feita à medida e com controlo da rega através da monitorização, permite também um importante avanço no controlo dos lixiviados, o que vai ao encontro das boas práticas agrícolas e da protecção ambiental.

Na Hubel Verde aliamos ao nosso adubo uma assessoria agronómica de proximidade e permanente, com o objectivo de identificar as melhores soluções para cada fase da cultura. Este serviço é alavancado pela nossa logística, onde dispomos de frota própria, para dar respostas às necessidades dos nossos clientes, no mais curto espaço de tempo.

 

VC: E o mercado reconhece a     valia técnica da Hubel Verde?

   LG: Reconhece e valoriza com os bons resultados que os nossos clientes obtêm no final das campanhas. Temos clientes que se mantêm connosco desde o início da nossa actividade, em 1995. Esse reconhecimento é também visível na evolução sustentada do nosso volume de negócios e no crescimento da área por nós assessorada.

 

VC: Quem são os vossos principais clientes?

LG: Os nossos clientes estão nos diversos sectores da agricultura. O destaque vai, quer pelo volume quer pelas áreas envolvidas, para o tomate de indústria no Ribatejo. Mas estamos presentes nos cereais, no olival, na floricultura, fruticultura e na horticultura protegida, entre outros. Hoje contamos com mais de mil clientes nos diversos pontos do país, pelo que enumerar um seria injusto para com os restantes.

 

VC: Que novidades têm para o mercado?

LG: Na área da nutrição, nos cereais de sequeiro, disponibilizamos desde o ano passado um serviço de aplicação de adubos líquidos por meio de Unimog. Esta solução é bastante competitiva, pois permite-nos realizar cerca de 80 a 100 hectares por dia, e está a ter uma grande aceitação por parte do mercado.

No milho, adquirimos equipamentos para a aplicação de adubo starter na operação da sementeira, em que os resultados são um arranque mais rápido e vigoroso da cultura, com claras vantagens no potenciar do seu rendimento.

Na monitorização do nível de água no solo quisemos optimizar o interface do utilizador com os equipamentos. Isto é, queremos que seja mais fácil ao agricultor acompanhar a sua cultura e aceder a informação com a qual possa basear as suas decisões ao nível da gestão da rega. Por isso desenvolvemos internamente uma solução que permite ao utilizador receber no seu telemóvel, em tempo real, informações sobre a rega que está a efectuar, e se está dentro dos parâmetros considerados óptimos. O resultado para o agricultor é uma redução do risco, racionalização dos custos de água, energia e adubos e melhores rendimentos. Incorporado no serviço de assessoria agronómica, está também a análise destes dados pelos nossos técnicos, e o posterior aconselhamento na rega.  

Com as estufas Inverca, importante fabricante mundial, disponibilizamos uma vasta gama e soluções personalizadas. Esta marca é reconhecida pela qualidade, fiabilidade e inovação nas estruturas que comercializa, sendo hoje um importante parceiro para a Hubel.

 

VC: Como vê a agricultura portuguesa no futuro e qual o papel da Hubel Verde?

LG: Acreditamos que a agricultura nacional tem um futuro de crescimento e que esse tem que passar por um maior profissionalismo e capacidade técnica dos seus intervenientes, e nós apostamos nesse desenvolvimento.

 

O que são os Adubos Líquidos VS e quais as suas vantagens?

São fornecidos com acompanhamento técnico agronómico.

São fornecidos com logística própria, com tempos de entrega até 48 h.

São soluções aquosas saturadas ou suspensões, com equilíbrios elaborados em função das necessidades das culturas onde estão presentes os vários nutrientes, desde macros até aos microelementos.

Disponíveis 11 famílias com as principais formulações.

Permitem a aplicação do equilíbrio e pH mais adequado à fase da cultura (por medida).

São a forma mais fácil e eficiente de praticar a fertirrega.

Permitem uma total automatização do sistema com uma redução dos custos de mão-de-obra.