Hidrosoph - Lusomorango

Rega inteligente - a força de um pormenor

 

Principais vantagens da rega inteligente:

Melhorar a produtividade das culturas;

Reduzir os custos de rega até 40%;

Diminuir substancialmente os custos de  energia;

Optimizar o uso de fertilizantes e pesticidas.

 

Saber onde, quando e quanto regar em determinado momento são respostas a que o software criado pela jovem empresa Hidrosoph que, a partir de Évora, conseguiu já granjear clientes em várias partes do mundo, assegura respostas precisas.

Porque são os pormenores que fazem a diferença, o “líder” da empresa é o Irristrat, um software traduzido como uma plataforma inteligente de gestão da rega, disponível na internet, completa em termos de monitorização, gestão e controlo de rega, preparada para suportar clientes complexos com múltiplas culturas e grande dispersão geográfica. Tal só é possível porque “as mãos e olhos” que colhem dados no terreno são equipamentos e modelos que reproduzem indicações correctas sobre a rega necessária.  

Mas não se trata apenas de regar. Trata-se de saber, em cada fase fenológica de desenvolvimento da planta, quais são os níveis de humidade pretendidos para optimizar determinadas variáveis (ex. grau Brix).

Pode dizer-se que o resultado é a função que resulta de três variáveis, de acordo com as informações de um dos sócios da empresa, Eduardo Pinheiro. Em primeiro lugar há que conhecer as condições climatéricas do local que permitem delinear um plano teórico sobre as necessidades hídricas de determinada cultura. Depois, conhecendo-se a cultura, a mesma é devidamente analisada e, de acordo com as suas características e em que fase de desenvolvimento se encontra, depois se calculam as suas necessidades. Por fim, há que conhecer também as características hidrodinâmicas do solo. Do conhecimento destas três variáveis é possível estabelecer parâmetros, bem como um orçamento que será a base de trabalho.

É a partir deste plano de referência que é delineado um plano ajustado, equivalendo ao que será feito durante a campanha. Entra então em acção a intervenção mais directa dos consultores Hidrosoph,equipamentos de medição da humidade de solo são colocados em locais estratégicos, com base na experiência dos consultores e do cliente. É preciso dizer que Hidrosoph ganhou vida com base na experiência em rega de 17 anos a partir da empresa Aquagri.

As sondas de medição de humidade do solo, que no terreno recolhem informação cada 15 ou 30 minutos e transmitem várias vezes por dia a real absorção em determinados pontos estratégicos da água pelas plantas,  são complementadas por estações meteorológicas quem determinam evapotranspiração de referência e precipitação,.

É finalmente traçado o plano real que vai dar as indicações exactas e precisas ao agricultor sobre como, onde e cada dia deve regar.

 

Redução dos custos de rega chega aos 40%

Embora a empresa faça um acompanhamento pessoal sempre que assim seja estabelecido com o agricultor, o procedimento mais comum é o acompanhamento à distância. Esta forma de trabalho resulta em reuniões semanais entre os técnicos das explorações e os da Hidrosoph, que analisam e validam se o que está a ser feito pelo sistema está de acordo com o pretendido e, sempre que necessário, processam-se os necessários ajustes.

Diz Eduardo Pinheiro que este método de trabalho acaba por ser uma transferência de know-how. Enquanto o agricultor transmite as suas práticas à empresa, esta possibilita-lhe optimizar a rega e poupar também na aplicação de adubos. Aliás, estas duas são as grandes vantagens para o agricultor, com uma redução de consumos de água que pode chegar até aos 40%. Estes valores fazem com que em muitos casos o investimento seja recuperado logo no primeiro ano.

 

 “Smart Irrigation in a Box” - a mais recente solução

Embora o Irristrat seja o produto alavanca, a Hidrosoph está em fase de lançamento de novos produtos. Exemplo disso é o “Smart Irrigation in a Box”. De forma sucinta, o cliente recebe em sua casa, dentro de uma caixa, o equipamento de monitorização de água no solo, o acesso ao software, regras simples para definir com modelos a sua cultura. O Agricultor  instala a sonda num local de referencia e imediatamente começa a comunicar com o sistema de software. Este produto permite um acompanhamento de 30 minutos por semana. No final o cliente devolve o equipamento.

A Hidrosoph tem investido também numa inovadora ferramenta de reporting. Permite que instalações complexas, como campos de golfe, ou por exemplo um produtor de azeite que tenha múltiplas herdades espalhadas por mais países, receba dados  de todos esses locais e possa estabelecer padrões e comparações que o ajudem a tomar decisões.

 

Regar o mundo com mais sabedoria

O custo do software e dos serviços envolvidos segue padrões definidos e que são viáveis para a grande maioria das explorações o que é comprovado pela quantidade significativa de agricultores rendidos. Além de Portugal, trabalha também noutros também. A Hidrosoph está a dar passos seguros num dos seus grandes objectivos que é “conquistar o mundo para as vantagens da rega inteligente”. Para além de alguns projectos onde participa, está a trabalhar na Arménia e teve a ousadia de ir para a Califórnia, um Estado de agricultores extremamente exigentes, onde tudo já parece estar optimizado ao máximo e onde há uma forte concorrência.

Falando ainda dos custos Eduardo Pinheiro remata, “para chegarmos ao maior número de agricultores no mundo temos de ter preços realistas, para além da própria tecnologia ser funcional e fácil de usar”.

 

Lusomorango. Objectivo é cobrir toda a área de produção

A Organização de Produtores de Pequenos Frutos Lusomorango iniciou a sua actividade em 2005 e detém para Portugal o exclusivo das variedades Driscoll para o morango.

Com uma área de 100 hectares de framboesa e 50 de morango, repartidos entre Almeirim e Odemira, a Lusomorango iniciou em 2009 uma parceria com a Hidrosoph.

De acordo com a responsável pelo departamento de agronomia da Lusomorango, Margarida Franco, este projecto reveste-se de um relativamente alto nível tecnológico e no qual, em seu entender, não é difícil comprovar vários benefícios ambientais, para além do mero consumo da água. Aponta o maior controlo da lixiviação de nutrientes (nomeadamente o azoto) e o do aumento da salinidade dos solos.

A empresa propôs-se remodelar sistemas de rega pouco eficientes, notando já uma redução superior a 25% do uso de água. Através deste trabalho de parceria usufruiu ainda de apoio a nível de fertirrigação ajustado às suas necessidades e que possibilita um acompanhamento em tempo real, daí que seja possível intervir mais eficazmente sempre que necessário.

Apesar de todos os sócios da Lusomorango estarem abrangidos neste projecto, o objectivo será abranger o máximo de área possível com todo o equipamento e assistência técnica disponibilizada pela Hidrosoph.