A opinião dos ex-alunos
Frequentei na Escola Superior Agrária de Castelo Branco o curso de Engenharia das Ciências Agrárias, tendo-o concluído em 2004. Desde aí trabalho na área do apoio técnico às explorações agrícolas, numa empresa de comércio de produtos e serviços para a agricultura. Cedo me apercebi que a formação académica sólida adquirida durante o curso foi fundamental para um bom desempenho da minha função profissional.
Nos últimos tempos, a agricultura tem vindo a tornar-se mais técnica e profissional, obrigando-me a uma actualização constante. Por isso senti necessidade de voltar novamente à escola para aprofundar e actualizar conhecimentos. Actualmente frequento o Mestrado em Fruticultura Integrada da ESACB, o que tem contribuído na minha actividade profissional para um melhor acompanhamento técnico aos produtores da região, prestando assim um melhor serviço aos clientes.
Da minha experiência profissional concluo que a agricultura actual exige elevado conhecimento tecnológico, o que abre portas a novos intervenientes no sector agrícola, obrigatoriamente com formação superior, quer na produção quer na prestação de serviços técnicos, para o sucesso das empresas do sector agrícola e daqueles que nele trabalham.
Quero destacar o papel da Escola Superior Agrária de Castelo Branco no apoio constante que através dos meus antigos professores me têm dispensado na resolução dos problemas que continuamente surgem na minha actividade profissional.
Gonçalo Machado Guilherme, Licenciado e mestrando em Eng. das Ciências Agrárias. Técnico Comercial da firma Armazém do Agricultor Ld.a