Casal da Coelheira Rosé Rosé - Moda ou Tendência? Quinta do Casal da Coelheira acredita na segunda opção

Na Quinta do Casal da Coelheira produz-se o melhor Rosé do Mundo. Esta foi uma notícia que em 2010 veiculou em muitos órgãos de comunicação social e significou para o enólogo e proprietário da Quinta, Nuno Falcão Rodrigues, uma notoriedade nunca antes imaginada. Mas acredita que esta projecção foi também um bom contributo para fazer despertar nos consumidores mais relutantes a curiosidade de provar o vinho rosé, não só o seu, mas de outros produtores nacionais.

Portugal não tem tido hábito de consumo de vinhos rosés. Normalmente pensava-se no branco ou no tinto, se para acompanhar peixe ou carne, se para consumir no Verão ou no Inverno, com alguma relutância quando o rosé era apresentado como proposta. Espera-se agora que não seja apenas uma moda e possa de facto haver uma tendência de consumo, mesmo sabendo-se que é um produto muito sazonal, normalmente associado a períodos mais quentes.

Ciente das dificuldades por que passa o país o produtor da Região do Tejo conta com quebras de vendas nalguns sectores de mercado, que serão amortecidas pelo crescimento de outros. Apesar de tudo espera-se que 2011 seja um ano de crescimento, mesmo que moderado no mercado nacional pois está a tentar expandir a oferta, aumentando a presença em termos territoriais. Por outro lado a estratégia comercial assenta muito na exportação, sendo também objectivo o alargamento de mercados por essa via.

O portefólio de produtos está definido e não é intenção alargar a gama até porque, nos mercados externos, há aqueles que procuram volume e se a produção estiver muito pulverizada acaba por criar limitações.

À partida será para manter os três vinhos brancos (ver caixa), mas com possibilidade de introdução de algumas novidades. As experiências mais recentes são nas castas Arinto e Verdelho, sendo a última ainda muito nova e provavelmente antes de 2013 não entrará nos vinhos.

Já a vinha de Arinto é mais madura, sendo possível que já este ano a casta integre alguns vinhos.