Count-it: mais informação para uma melhor tomada de decisão

Porque água e energia são bens cada vez mais preciosos, a necessidade de optimizar a sua utilização tem originado o aperfeiçoamento de métodos, técnicas e equipamentos. Foi o que aconteceu na Lagoalva – Equipamentos e Serviços, L.da, uma das vertentes da Quinta da Lagoalva de Cima. A coqueluche do último ano é o sistema Count-it, desenvolvido na empresa para resolver os problemas dos seus clientes no sentido da poupança de consumos, sabendo-se que os agricultores de regadio são grandes consumidores de água e energia. Com uma gestão mais eficiente, que permita esses ganhos, para além de todos os outros benefícios, o agricultor atinge maior competitividade pois consegue obter um produto a custos mais reduzidos.

A explicação deste sistema e respectivas vantagens foi feita pelo gerente da empresa, Miguel Holstein Campilho e dois engenheiros envolvidos no projecto, António Sá e Bernardo Ribeiro, para quem agora interessa fazer passar a mensagem de que não se trata de um custo para a exploração mas sim um investimento, facilmente amortizado pelos ganhos proporcionados.

E os agricultores sabem bem da importância de gerir eficazmente estes custos na exploração, por isso têm aderido ao Count-it que pode ser complementado com outras tecnologias, algumas já existentes, como as estações meteorológicas, e outras que surgirão, alcançando-se desta forma um bom apoio à tomada de decisão.

 

 

O Count-it

É um sistema de medição do consumo de água e electricidade em simultâneo. Através de um software de fácil utilização permite o tratamento de dados de consumo, qualidade de energia e a identificação de problemas na instalação bem como do fornecedor de energia.