Freixo Numão tem novo azeite biológico
A Cooperativa de Viticultores e Olivicultores de Freixo Numão (Vila Nova de Foz Côa) lançou recentemente um azeite biológico com a categoria Virgem Extra - DOP Trás-os-Montes a partir da colheita 2009/2010.
Apesar da sua fundação estar directamente ligada à produção de vinho, já lá vai meio século, projectada por produtos e marcas como o vinho Cabeça do Lobo Tinto, Castelo Velho Branco, Escorna Bois Tinto e o Licor de Uva Numantinu, um licor único em todo o mundo, em 2001 a Cooperativa virou-se também para a produção de azeite, respondendo às necessidades dos agricultores e da região. Hoje essa produção atinge já uma média de seis mil litros, adianta-nos um dos directores da Cooperativa, António Assunção.
A Cooperativa adaptou e alargou as suas instalações, num investimento que teve como objectivo inicial o escoamento dos produtos dos associados e a produção de azeite tradicional.
A qualidade do azeite produzido deve-se muito às características da região, ao micro-clima, à constituição dos olivais, ao tipo de azeitona existente, à tecnologia sofisticada do lagar e sobretudo à utilização de métodos tradicionais na produção. Além disso há um conceito de rigor associado a todos os processos, sendo a azeitona colhida e extraída num prazo máximo de 24 horas para que não perca qualquer das suas características. Dentro do lagar a azeitona é continuadamente controlada até que por fim o azeite fica em repouso durante três meses.
Azeite virgem extra, de cor amarela-esverdeada, com uma acidez de 0,2
Afectos à Cooperativa estão mais de mil hectares de olival em produção, que mantêm toda a tipicidade. As variedades predominantes são a Madural, a Verdeal Transmontana, a Cordovil e a Cobrançosa que originam um azeite típico de elevadas qualidades organolépticas e nutricionais, valorizadas mundialmente.
Esta Cooperativa de Olivicultores e Viticultores, ciente da evolução, e das necessidades e exigências do mercado, apetrechou-se convenientemente recorrendo a sofisticados equipamentos que permitem produtos típicos e genuínos.
Os azeites produzidos por esta Cooperativa são: Casa Grande, Virgem Extra Casa Grande e Casa Grande Gold. Este último colhido logo no início da campanha, conservando inteiramente os aromas da azeitona.
Por sua vez, o azeite Casa Grande Biológico é o produto mais recente. São dez os produtores que fazem parte do projecto, já que os próprios olivais têm de estar certificados como biológicos, para uma produção de sete mil litros de azeite. É obtido a partir de azeitona das variedades Verdeal Transmontana, Madural Transmontana, Cobrançosa e Cordovil, integrando a categoria Virgem Extra - DOP Trás-os-Montes.
Este azeite virgem extra, de cor amarela-esverdeada, com uma acidez de 0,2, apresenta na prova organoléptica um cheiro e aroma frutado, com notas de maçã, tomate e amêndoa, envolvidas pela sensação amarga e picante, sendo o final longo e persistente, pode conservar-se até dois anos a partir do ano de colheita.