Azal rende-se à produção biológica

Com a proximidade aos olivais, um lagar bem equipado e uma ligação constante ao cliente, a jovem Azal – Azeites do Alentejo, S.A. conseguiu obter um crescimento considerável em apenas quatro anos. São estes os três pilares que sustentam a empresa e possibilitam uma maior imposição no mercado nacional e internacional. Sediada no Redondo, trabalha com olivicultores da região e, embora a marca tenha sido criada somente em Maio de 2006, o seu nome já é bem conhecido.

Brasil, EUA, Canadá, diversos países na Europa e mais recentemente na Ásia e África são os actuais mercados da Azal. Por cá, além dos produtos estarem disponíveis em lojas gourmet, a aposta passa também por algumas grandes superfícies , embora de uma forma seleccionada e pelas free-shops. O escoamento através do canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) revela-se igualmente de grande importância para a divulgação da marca.

No final do ano passado, a empresa assegurou um contrato com uma empresa francesa, a Bio Planète , a qual produz óleos e comercializa azeite em modo de produção biológico, encontrando-se actualmente interessada em transferir para Portugal todas as suas compras de azeite, realizadas actualmente em Espanha e na Tunísia. Serão precisos cerca de dez mil hectares de olival para se conseguir satisfazer as necessidades de azeite desta empresa.

A Azal passará assim a produzir mais azeite biológico, um trabalho a iniciar já neste mês de Fevereiro. “É uma grande oportunidade para o sector de agricultura biológica e em particular para os azeites em produção biológica”, conclui Luís Pinto, um dos sócios da empresa.