Na Damar os queijos são o mesmo que obras-primas

Tudo começou quando há 19 anos, preservando a sua herança familiar, Daniel Amarelo criou a Damar – Produtora de Queijos Lda. Situada no Fundão, entre as serras da Estrela e da Gardunha, tem como actividade principal a produção de queijo artesanal, característico da região.

Os processos de fabrico continuam a utilizar coagulantes naturais, como o cardo, de origem vegetal, para a produção do queijo puro de ovelha amanteigado e um coalho de origem animal no caso dos restantes. Tudo para que se mantenha viva uma herança secular que tanto prazer proporciona a quem consome os produtos Damar.

O conceito produtivo está intimamente ligado à qualidade do leite, fresquíssimo, recolhido diariamente nas explorações da região.

Este leite é utilizado na sua forma pura e crua, após uma análise que decidirá se é ou não perfeitamente equilibrado para a concepção dos queijos da Damar. É nesta área que Daniel Amarelo aposta para o futuro: a matéria-prima.

As nossas ovelhas “dão leite pela boca”, diz-nos. É no que comem que está o segredo da qualidade do produto final. Ovelhas que comem bem, dão bom leite. E o resultado está à vista.

 

Melhor Queijo do Mundo é confeccionado na Damar

Em 2008 o Queijo Amarelo da Beira Baixa recebeu, nos Estados Unidos da América, o prémio de Melhor Queijo do Mundo. Como consequência a sua projecção internacional teve resultados espantosos, com a exportação a aumentar significativamente. Diga-se, aliás, que os Estados Unidos da América são os maiores consumidores deste queijo, apresentado nas grandes cadeias gourmets locais.

O prémio de reconhecimento internacional proporcionou igualmente projecção a nível nacional, galardoada com visitas institucionais que em muito ajudaram numa maior divulgação.

Os parceiros na distribuição são o “segredo” comercial da Damar. Bons parceiros trazem boas oportunidades, garantindo o crescimento do negócio.

 

Tábua dos 3 DOP: Para quem aprecia mas não pode adquirir o queijo inteiro 

 A estratégia de marketing da empresa para 2011 passa pela apresentação dos produtos a nível internacional, como será o caso do Brasil e da França, por acções pontuais em hipermercados e, sobretudo, por um trabalho junto dos consumidores.

Indo ao encontro daqueles que, apesar de serem consumidores e apreciadores, actualmente tenham dificuldades na aquisição de alguns produtos, a Damar criou a Tábua dos 3 DOP, com ¼ de cada queijo principal da sua produção, a um preço bastante mais acessível.

Com uma produção diária de cerca de 2.500 queijos sob a marca Quinta Serra da Gardunha, novos projectos estão a caminho e a Travia, tradição beirã já quase esquecida de requeijão líquido, voltará a ser relembrada através da sua apresentação para venda em covetes.

Além disso as instalações serão aumentadas, possibilitando uma melhor fabricação dos produtos e o camião de recolha terá um mini-laboratório que permitirá, localmente, a análise imediata do leite.

Mas, a qualidade final dos produtos e a sua apresentação é, e será sempre, a aposta da administração da Damar.

Os produtos

Queijo de Ovelha e Cabra Curado, feito a partir de leite cru de ovelha e cabra, sal e coalho de origem animal que lhe confere um sabor intenso. Precisa de 60 dias de maturação.

 

Queijo de Ovelha Amanteigado Curado, feito a partir de leite cru de ovelha, sal e cardo, combina bem com tostas, sendo excelente para acompanhar acepipes, serve tanto de entrada como para rematar uma refeição.

 

Queijo Amarelo da Beira Baixa (Denominação de Origem Protegida), produzido com leite de ovelha e cabra com uma cura de 45 dias, é uma das estrelas da empresa.

 

Queijo Puro de Cabra Curado, forte e intenso como é apanágio dos queijos de cabra, seduz o mais exigente dos paladares, tendo uma cura de cerca de dois meses. No verão é conhecido como “queijo corno”.

 

Queijo Picante de Beira Baixa (DOP), produzido com leite de ovelha e cabra, este queijo tem uma cura prolongada superior a quatro meses, que lhe confere um sabor fortemente pronunciado.

 

Queijo de Mistura, produzido com leite de ovelha, vaca e cabra, é de meia cura (cerca de 40 dias) e tem um paladar acidulado. Este queijo tem um sabor suave, que o torna acessível às mesas mais variadas, mas com o mesmo selo de qualidade.

 

Requeijão de Ovelha e Requeijão de Cabra.