Geoparque Naturtejo usa Turismo de Natureza para dinamizar o Interior

 A Rede Europeia de Geoparques foi estabelecida com objectivo de proteger a geodiversidade, promover a herança geológica junto do público em geral, bem como apoiar o desenvolvimento económico sustentável dos territórios dos geoparques, particularmente através do turismo geológico.

Em Portugal estão constituídos dois geoparques: o Geoparque Naturtejo e o Geoparque Arouca, estando a decorrer mais alguns processos segundo informação avançada pelo presidente do Conselho de Administração da Naturtejo, a entidade responsável pela promoção do turismo dos municípios que integram o Geoparque Naturtejo, Armindo Jacinto. 

Geoparque pode definir-se como sendo uma área com expressão territorial e limites bem definidos, que apresente um número significativo de sítios de interesse geológico, com particular importância, raridade ou relevância estética, com muito interesse histórico-cultural e riqueza em biodiversidade.

A integração da Naturtejo nesta Rede teve por objectivo obter reconhecimento e notoriedade para o território por parte da UNESCO, dentro da sua política de classificação de locais que, sob os seus auspícios, são de grande interesse em termos de património natural. No caso em concreto esse mesmo património refere-se a aspectos geológicos, paleontológicos e geomorfológicos capazes de gerar desenvolvimento económico e criação de riqueza, mas sempre numa política de sustentabilidade.

Da Raia até ao Alto Alentejo, com passagem pelo Pinhal Interior esta é uma região vasta mas homogénea, com elevado potencial turístico e inúmeros factores de atracção.

No entender de Armindo Jacinto, quem está nestes locais não deve perder esta oportunidade de promoção dos seus produtos até porque a estratégia é a de cativar mais pessoas e também por mais tempo, o que logicamente significa aquisição e consumo de mais bens e serviços.

  

 

Sob o chapéu “Turismo de Natureza” procura-se aumentar o número de visitas a toda esta região, mediante a publicitação de produtos e potencialidades, que por consequência beneficiarão o território sob o ponto de vista económico