2011 arranca em força para a Vilmorin com nova equipa e novas variedades
Em Portugal a Vilmorin começa o ano da melhor forma, com uma nova equipa e o lançamento de quatro novas variedades, duas de cenoura e duas de alface.
Em relação a outras espécies, e com o objectivo de diversificação da gama, seguimos com projectos de investigação em tomate chucha, couve e alface, a par com outros países europeus.
No entanto já são comerciais a variedade de tomate-chucha Gorgol, a couve-coração Porto e o tomate-cereja cacho redondo Scialari.
A gama de cenoura, onde a liderança da empresa em Portugal é clara, fica fortalecida com mais duas variedades – Musico para ciclo de contra-estação e Extremo para ciclo de estação. O melhoramento introduzido pela forte componente de investigação nesta espécie vai no sentido da obtenção de variedades com:
- . melhor qualidade de raiz;
- . epiderme mais lisa;
- . lenticelas menos marcadas;
- . melhor coloração externa e interna;
- . maior rendimento;
- . maior tolerância a espigamento e a doenças de folha.
As novas variedades apresentam ainda uma boa adaptação à colheita mecânica resultante da forte inserção foliar e da menor tendência para acamar da parte aérea.
Estas representam ainda o acompanhamento que fazemos do mercado nacional em termos de modernização das centrais de lavagem / comercialização e da produção em campo, onde a mecanização está cada vez mais presente.
Como empresa inovadora em tecnologia de semente, disponibilizamos para qualquer variedade de cenoura a apresentação VILROB ou mini-píldora, que permite a obtenção de melhores rendimentos e qualidade de raiz. Esta inovação, que alia sementes seleccionadas com uma nova forma de apresentação, (sementes de forma arredondada) tem já um peso de referência nas vendas globais de cenoura.
Gama de alface
A gama de alface, espécie onde detemos uma quota de mercado significativa, continua a crescer com uma nova variedade de alface frisada – BVP 9124 (Navorice) e uma nova variedade de alface lisa – BRP 30191 (Grafitti) para o mercado de Primavera/Verão. Ambas apresentam o mais alto nível de resistências do mercado: Bl 1-27 e Nr0, além de corresponderem à tipologia procurada pelos intervenientes de toda a cadeia.
A par com as inovações já referidas, as zonas Norte e Centro de Portugal contam com a presença de Oscarina Cunha e as zonas Oeste e Sul com Sérgio Margaço, delegados comerciais da Vilmorin, garante de maior proximidade e melhor serviço. O desenvolvimento de novas variedades e a comunicação continua a cargo de Sandra Marques.
Autoria: Sandra Marques