SISAB PORTUGAL: Projeto único e visionário a nível mundial cresce 50%
Publicado a 21-03-2013
O SISAB PORTUGAL bateu todos os recordes em 2013 tal como foi reconhecido tanto por empresas, compradores internacionais, Governo português e partidos da oposição, como o evento que, inequivocamente, representa a fileira agroalimentar em Portugal, cujas vendas internacionais cresceram 6,2 por cento em 2012.
550 empresas portuguesas e mais de 1600 compradores internacionais provenientes de 110 países (representando os cinco continentes) contribuíram para a maior edição de sempre do SISAB PORTUGAL, Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas, que teve lugar no passado mês de fevereiro, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. A edição de 2013 do SISAB PORTUGAL atingiu a maior área de exposição contratada, com um crescimento de 50 por cento em comparação com 2012, e também um número recorde de participantes, a nível nacional e internacional.
“É com muito orgulho que este evento atinge a maturidade na sua 18ª edição. Não há nenhum evento similar em Portugal. Estiveram neste Salão importadores de 110 países, 50 por cento dos quais participam pela primeira vez”, salientou Carlos Morais, CEO do SISAB PORTUGAL.
Com um crescimento de 50 por cento da área de exposição, o SISAB PORTUGAL, um evento único e pioneiro a nível mundial, voltou a trazer a Portugal os mais significativos compradores internacionais para desenvolver negócios com os 550 expositores, um número recorde na presença de empresas que encararam este evento como uma enorme oportunidade para iniciar ou reforçar a sua vertente exportadora.
Em 2013, o SISAB PORTUGAL atraiu a atenção de compradores dos cinco continentes, em representação de 110 países. Mais uma vez, este evento contou com a presença dos mais importantes importadores internacionais de países de relevo como Brasil, Rússia e China, países com um pujante crescimento económico (conhecidos, em conjunto com a Índia, como BRIC). Estados Unidos da América, Canadá, Japão e países de expressão portuguesa como Angola, Moçambique, Cabo Verde, entre outros, também marcaram presença no SISAB PORTUGAL com compradores de grande relevo provenientes de países árabes, tal como a Líbia, Egito, Argélia, Marrocos, Tunísia, entre outros.
Uma enorme oportunidade de negócio
O SISAB PORTUGAL representa ainda uma enorme oportunidade para os compradores internacionais que desta forma se atualizam relativamente às novidades, reforçam os seus contactos no mercado português, garantem formação e conhecimento sobre especificidades necessárias para vender bens alimentares produzidos em Portugal, um país de excelência!
Atualmente, o SISAB PORTUGAL é a maior plataforma do mundo de negócios na fileira agroalimentar, sendo um espaço onde as empresas encontram os mais importantes importadores da indústria agroalimentar de todo o mundo. Desta forma, as empresas exportadoras presentes no SISAB PORTUGAL aproveitam a sua presença no certame para apresentar variedade e novidades de produto, fazendo do evento um marco também na inovação.
A última edição do SISAB PORTUGAL confirmou a importância do evento como o mais representativo da fileira agroalimentar em Portugal, e o único certame que impulsiona, de forma efetiva e decisiva, as exportações de produtos alimentares portuguesas que em 2012 registaram um crescimento de 6,2 por cento. Com um modelo único a nível mundial, o SISAB PORTUGAL voltou, em 2013, a obter o reconhecimento de todos com a presença de personalidades de todos os quadrantes, do Governo à oposição, e de instituições diversas.
Como reconhecimento da importância do SISAB PORTUGAL, Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro português, marcou presença no evento e salientou de que em 2013, estiveram presentes mais compradores internacionais de países estreantes no SISAB PORTUGAL e um maior número de expositores. “O SISAB PORTUGAL é um evento primordial para promover o crescimento das exportações do setor”, admitiu o responsável do Governo.
Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros do país, foi o convidado de honra na abertura do SISAB PORTUGAL e referiu que “se trata de um evento único em Portugal, que prova não apenas a qualidade da organização mas também a pujança da fileira agroalimentar. “O que acontece no SISAB PORTUGAL é exatamente aquilo que Portugal precisa”, sublinhou o ministro.
Mais uma vez, Assunção Cristas, ministra da Agricultura do Governo português, visitou o SISAB PORTUGAL e admitiu que “o SISAB PORTUGAL irá continuar a ser fundamental para o sucesso das empresas exportadoras na fileira agroalimentar. É de salientar o caráter inovador de muitas marcas que aqui estão e aproveitam para fazer o lançamento mundial de novos produtos”.
Além do Governo português, António José Seguro, líder da oposição, esteve mais uma vez no SISAB PORTUGAL e considerou que “esta é uma plataforma que deve ser apoiada, incentivada e fomentada. Este certame dá razão e premeia a visão do Dr. Carlos Morais, CEO do SISAB PORTUGAL, que juntou no mesmo espaço, compradores internacionais e quem vende produtos alimentares em Portugal”.
O SISAB PORTUGAL é uma feira profissional de acesso exclusivo, com um ambiente 100 por cento profissional onde centenas de reuniões de negócios acontecem a cada hora. O compromisso do SISAB PORTUGAL para os próximos anos é o de reforçar esta característica.
O SISAB PORTUGAL irá continuar a oferecer o melhor da gastronomia portuguesa durante as degustações de produtos que decorrem nos dias do evento, onde se realizam os maiores negócios neste Salão. No próximo ano, e tendo em conta os diferentes hábitos alimentares dos compradores internacionais que todos os anos nos visitam e porque vêm exclusivamente a Portugal, a organização irá definir áreas específicas de degustação para Vegetariano, Chinês, Kosher e Halal entre outras.
A data da próxima edição do SISAB PORTUGAL já está marcada: 17, 18 e 19 de fevereiro de 2014.