Heróis da fruta voltam às escolas para prevenir obesidade infantil

15-01-2014
 

De 10 de fevereiro a 10 de março de 2014 decorre um período de votação pública dos "Hinos da Fruta"

Depois do sucesso das edições anteriores que envolveram no total 63 348 alunos de 3 435 turmas de 1 332 jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo, o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» regressou às escolas neste ano letivo para combater a obesidade infantil e restantes doenças associadas. Esta é já a terceira edição da iniciativa de âmbito nacional promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil que inclui um programa motivacional de educação para a saúde desenhado para motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos a ingerir diariamente mais fruta no lanche escolar, sendo que o atual consumo se situa significativamente abaixo do recomendado.

O projeto parte da fruta como mote para abordar outros temas: alimentação saudável, exercício físico, higiene, agricultura, poupança, combate ao desperdício, reciclagem, sustentabilidade e tempo de qualidade em família, entre outros.

Este programa conta com distintas fases e de 10 de fevereiro a 10 de março de 2014 decorre um período de votação pública dos "Hinos da Fruta", que é uma das tarefas obrigatórias que as escolas fazem neste projeto.

Essa fase de votação é uma verdadeira campanha nacional de incentivo ao consumo de fruta sob a forma de convite promovido pelas próprias crianças, dirigido à família, amigos, comunidade local e população em geral, para contactarem com o projeto, perceberem as mensagens e também inspirarem-se a adoptar hábitos mais saudáveis. As pessoas que votarem ficam ainda habilitadas a ganhar prémios, como t-shirts, mochilas, cadernos de bolso, entre outros.

Através desses mesmos votos, são selecionados os estabelecimentos de ensino finalistas e posteriormente os vencedores, que são visitados pela APCOI até ao final do ano letivo com uma peça de teatro interativa sobre estilos de vida saudáveis.

 As votações podem ser feitas aqui.