Culmina hoje: Good Food, Good Farming – Vamos marchar até Bruxelas!
O futuro da nossa alimentação e dos nossos agricultores está a ser debatido em Bruxelas.
Pela primeira vez, a reforma da agricultura Europeia vai ser decidida pelo Parlamento Europeu e pelos Governos nacionais.
Esta é a oportunidade para exigir uma Política Agrícola Comum (PAC) que produza boa alimentação e boa agricultura. Está na hora da mudança!
Nos últimos 50 anos, os nossos impostos foram usados para apoiar a produção industrial de alimentos. Este modelo agrícola está a ameaçar a existência dos nossos agricultores. Esta situação gera, por um lado, insegurança alimentar e, por outro, grande desperdício de alimentos. Destrói o ambiente porque se baseia no uso excessivo de fertilizantes químicos, pesticidas nocivos e combustíveis fósseis. As explorações agrícolas industriais dependem da soja importada para a alimentação animal, descuidam o bem-estar animal, agravam as alterações climáticas e conduzem ao abandono das zonas rurais.
Apelamos a uma maior reflexão sobre o atual modelo/sistema alimentar e agrícola. A PAC tem de mudar, caminhamos pela mudança!
Este verão, agricultores, cidadãos e jovens de toda a Europa começaram uma marcha até Bruxelas. Ao longo do percurso foram sendo realizados eventos, ações e protestos. Esta marcha culmina hoje, 19 de setembro de 2012, com uma manifestação em Bruxelas e com outras iniciativas em outras cidades Europeias, o objetivo é exigir aos órgãos da União Europeia uma boa alimentação e uma boa agricultura.
A CNA associa-se a esta iniciativa enviando este documento às representações do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia em Portugal e aos Eurodeputados Portugueses.
Por motivos que se prendem com a manifestação já agendada pela CNA para a abertura da AGROVOUGA, dia 21 de setembro, não se reuniram as condições necessárias à realização de uma iniciativa em Portugal em paralelo as restantes iniciativas realizadas um pouco por toda a Europa. Assim, a iniciativa de dia 21 na AGROVOUGA, servirá igualmente para assinalar, em Portugal, esta Marcha Europeia de luta, de agricultores e outros cidadãos por uma outra PAC.
Tenhamos uma PAC que:
Ofereça preços estáveis que cubram os custos de produção dos Agricultores e preços justos para os consumidores.
Valorize o nosso património natural, cultural e culinário.
Apoie as verdadeiras explorações agrícolas familiares; de jovens e dos menos jovens. Não podemos perder mais agricultores!
Ligue as ajudas diretamente a critérios sociais, ambientais e de bem-estar animal. Dinheiro público para bens públicos!
Conduza a uma agricultura mais ecológica e sustentável e promova métodos de produção agro-ecológicos.
Fortaleça o desenvolvimento social e económico das comunidades rurais.
Garanta o cultivo de proteínas locais para alimentação animal, em vez de importar soja.
Assegure uma maior equidade entre os antigos e os novos Estados Membros da UE.
Conduza à soberania alimentar.
Assuma responsabilidade internacional e assegure que a Europa e o Sul global se tornem mais autossuficientes.
Rejeite a especulação com os alimentos e ponha fim à exportação de produtos agropecuários a preços inferiores ao custo de produção.
Juntos podemos fazer a mudança!
www.goodfoodmarch.eu
Coimbra, 19 de Setembro, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA – CNA