Eleições Legislativas - Confagri apela à existência de um Ministério da Agricultura

As Eleições Legislativas de 5 de Junho passado iniciam um novo ciclo político na vida portuguesa.
O Presidente da CONFAGRI – Manuel Santos Gomes acaba de felicitar o Dr. Pedro Passos Coelho pela expressiva vitória eleitoral.
A CONFAGRI na actual conjuntura defende a constituição e entrada em funcionamento de um novo Governo, com a maior urgência, face à situação económica e financeira em que o País se encontra.
O novo Governo deve contemplar um Ministério da Agricultura, cujo titular deve ser uma personalidade com uma visão empresarial abrangente da agricultura portuguesa, conhecedora dos dossiers comunitários, dialogante e não enfeudada a situações específicas ou a elites, sem expressão eleitoral na Agricultura e no Mundo Rural.
A área agrícola tem de ser governada por um responsável com experiência empresarial, pois o sector está cansado, salvo raras excepções, de amadorismos e de experimentações.
A CONFAGRI acompanhará, com redobrada atenção, a constituição e formação da nova equipa ministerial, para a qual se disponibiliza para um diálogo e cooperação construtivos.
Enquanto o novo Governo não entra em funções, há diversos aspectos da Política Agrícola que não podem ser descurados, pelo que se exige, que a actual Equipa e os diferentes Institutos e Departamentos do Ministério continuem a gerir os diferentes dossiers técnicos, pois se tal não acontecer, podem estar a criar-se situações, que num futuro próximo sejam altamente penalizantes para a Agricultura e para os Agricultores portugueses.

Lisboa, CONFAGRI, 6 de Junho de 2011