Logótipo biológico da UE plenamente operacional a partir de 1 de julho
A partir de 1 de julho, o logótipo Eurofolha passa a ser obrigatório em todos os produtos de alimentação biológica, depois de um período de transição de dois anos para permitir a adaptação dos operadores às novas regras de rotulagem da União Europeia.
O logótipo será obrigatório em todos os produtos alimentares pré-embalados produzidos nos Estados-Membros da União Europeia e que cumpram as normas aplicáveis. O campo visual do logótipo deve também conter o número de código do organismo de controlo e o local de produção das matérias primas agrícolas.
Segundo um comunicado da Comissão Europeia, divulgado nesta quinta-feira, o logótipo biológico Eurofolha foi introduzido a 1 de julho de 2010, mas, para permitir que os operadores se adaptassem às novas regras e evitar desperdiçar as embalagens existentes, foi autorizado um período de transição de dois anos antes de o rótulo ser obrigatório em todos os produtos.
No espaço de dois anos, desde que o logótipo foi criado, 24% dos cidadãos da União Europeia dizem reconhecê-lo, segundo dados de um relatório recente do Eurobarómetro sobre a atitude europeia em relação à segurança e à qualidade dos alimentos e ao espaço rural, a publicar brevemente.
Para o comissário europeu responsável pela Agricultura e o Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, o logótipo é uma garantia para os consumidores de que “as mercadorias são produzidas inteiramente de acordo com a regulamentação rigorosa da UE no domínio da agricultura biológica”.
O consumo de produtos biológicos na UE tem vindo a aumentar constantemente nos últimos anos, correspondendo atualmente a cerca de 2% do mercado da UE. Atualmente, a certificação biológica foi conferida a 5% da superfície agrícola e a mais de 2% das explorações agrícolas da UE (mais de 200.000 explorações).
A Comissão Europeia adianta que já foi estabelecido este ano um acordo sobre as regras aplicáveis ao vinho biológico, que entrará em vigor em 1 de agosto.
In Ecosfera