Do olival ao lagar na Reserva da Faia Brava

Nos olivais da Reserva da Faia Brava, as velhas e sábias oliveiras esperam a uma visita. Nos seus ramos estão alguns dos frutos mais apreciados do nosso país e que dão origem a um dos alimentos mais importantes da nossa culinária, aquela que se diz mediterrânica e a mais saudável do mundo. O azeite biológico Faia Brava nasce aqui, nas encostas escarpadas do Côa, em olivais ancestrais que guardam muito mais do que as preciosas azeitonas. Estes olivais sustentam muita da rica biodiversidade da Faia Brava - aves, mamíferos, insectos e répteis. Este Inverno é possível participar num convívio milenar entre o Homem e a natureza, e conhecer o processo que leva a azeitona do olival ao lagar.
 

Datas: 17 de Dezembro de 2011.
Ponto de encontro: Algodres, junto ao Museu Rural.
Horário: 10:00 às 18:00.
Tipo de visita: actividade prática - apanha tradicional de azeitona.
Dificuldade: fácil a moderado; apropriado também para crianças.
O que trazer: Roupa e calçado quentinho e adequado às condições climatéricas previstas. Botas de montanha ou galochas quentes, impermeável, água, luvas de trabalho e energia. Opcionais: máquina fotográfica, binóculos.
Custo por pessoa: 20 Euros (Crianças até 12 anos: 10 Euros).
Inclui: visita à exposição do Museu Rural de Algodres, café e chá durante o dia, almoço churrasco, seguro de acidentes pessoais e oferta de uma garrafa de azeite biológico Faia Brava colheita 2010.
 

A visita começa às 10h, em frente do Museu Rural de Algodres. Após uma breve visita à exposição deste centro, terá início o transporte dos participantes até aos olivais da Reserva da Faia Brava. Durante a manhã, os participantes terão oportunidade de participar nas actividades tradicionais de apanha da azeitona. O almoço churrasco, oferecido pela ATN, irá realizar-se em plena Faia Brava, por volta das 12:30-13:00, com paisagens deslumbrantes para o rio Côa. De seguida, continua a apanha de azeitona.

No final do dia, os participantes poderão conhecer e acompanhar o processo de transformação da azeitona. O dia terminará com uma prova de azeite e vinho no lagar. Finalmente, os participantes serão transportados de novo até Algodres. A actividade terminará às 18:00.

Como chegar a Algodres e à Reserva da Faia Brava? Consulte o Google Maps, aqui.
Para inscrições e pedidos de informação, contacte a ATN.