Director do maior Banco de Sementes do Mundo plantou árvore na Mata Nacional do Buçaco

Paul Smith, director do Banco de Sementes do Milénio Kew Gardens, no Reino Unido, esteve na Mata Nacional do Buçaco, no último dia do “Sement Event”, uma iniciativa centrada na sensibilização para a importância das sementes na manutenção da biodiversidade.

Paul Smith plantou no dia 09 de Outubro um medronheiro autóctone (Arbustos Unedo) na Mata Nacional do Buçaco. O acto realizou-se na presença do Presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Jorge Franco, do Presidente da Câmara Municipal de Mealhada, Carlos Cabral, do Dr. Jorge Paiva, Biólogo, e da vice-reitora da Universidade de Coimbra, Helena Freitas, no último dia da iniciativa “Sement Event”, que incluiu diversas actividades dedicadas às sementes.

O director do maior banco de sementes do mundo esteve em Portugal, nomeadamente, na Mata Nacional do Buçaco, onde falou sobre as sementes e a sua importância na manutenção da biodiversidade. Paul Smith teve ainda a oportunidade de conhecer alguns dos mais importantes pontos da Mata Nacional do Buçaco, nomeadamente, o adernal, caracterizado pela sua raridade, singularidade e valor científico. De Portugal, Paul Smith levou ainda um kit que inclui várias sementes autóctones oferecidas pela Fundação Mata do Buçaco.

Paralelamente à visita do director do Banco de Sementes do Milénio Kew Gardens, decorreram ao longo de todo o dia várias actividades centradas nas sementes. A sua recolha na Floresta Relíquia e o processamento das mesmas nos viveiros da mata encerraram a iniciativa “Sement Event”, que teve início no passado dia 01 de Outubro. As actividades foram muitas e tiveram como objectivo sensibilizar o público para a importância das sementes, que permitem dar continuidade às espécies existentes na Mata Nacional do Buçaco.

 

Apresentação da reactivação dos viveiros da Mata Nacional do Buçaco

Em articulação com a restante programação do “Sement Event”, realizou-se igualmente uma primeira abordagem ao Projecto BRIGHT, recentemente aprovado pela Comissão Europeia à Fundação Mata do Buçaco. Esta apresentação, a cargo do Engenheiro Luís Jordão, focou o referido projecto, que se encontra em curso desde o início do mês, visando a preservação do património ambiental da Mata Nacional do Buçaco e que recebeu recentemente um financiamento e três milhões e euro através do Programa LIFE+ Natureza e Biodiversidade.

Neste sentido, realizou-se ainda uma visita aos viveiros, com a presença do Presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Jorge Franco, do Presidente da Câmara Municipal de Mealhada, Carlos Cabral, da vice-reitora da Universidade de Coimbra e Directora do Jardim Botânico de Coimbra, Helena Freitas e do Director do Banco de Sementes do Milénio Kew Gardens, Paul Smith.

Com um horizonte temporal de cinco anos, o projecto BRIGHT tem por alvo a conservação da floresta autóctone da Mata Nacional do Buçaco, que ocupa cerca de um terço da sua área e é muito menos conhecida do público em geral do que o arboreto, jardins ou componentes patrimoniais como o Palace Hotel do Bussaco, Convento e a Via Sacra.

Apresentação pública do conjunto dos trabalhos do projecto BRIGHT irá decorrer já no dia 27 do corrente mês, nas antigas garagens do Palace Hotel do Bussaco (futuro Centro de Interpretação da Mata).