TURIHAB regista em 2012 resultados muito animadores na internacionalização

Publicado a 06-05-2013

Os associados da TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação, aprovaram, por unanimidade, o Relatório de Atividades de 2012, em reunião de Assembleia-Geral realizada, no mês passado, em Ponte de Lima.

Na apresentação do Relatório de 2012 o Presidente da TURIHAB, Francisco de Calheiros, deu enfoque ao trabalho desenvolvido pela associação e pela central de reservas CENTER em áreas muito distintas, que permitiram uma franca expansão da TURIHAB quer em número de associados quer na diversificação dos mercados e internacionalização dos Solares de Portugal e das Casas no Campo.

Na sua intervenção Francisco de Calheiros mencionou que a nível interno em 2012, a TURIHAB aumentou 12% o número de associados, com grande enfase para  as Casas no Campo, localizadas, maioritariamente, nas regiões do Alentejo, de Lisboa e vale do Tejo e Centro de Portugal. Considerou que foi fundamental o reforço do associativismo e a cooperação entre as diferentes entidades permitindo criar uma maior diferenciação da oferta e dinamizar o novo conceito de Turismo no Campo. Neste ano de grande resiliência, a TURIHAB teve como principal desiderato a qualidade, tendo para o efeito implementado os requisitos da Norma Portuguesa 4494 nas casas associadas e contribuído para a criação do Manual de Boas Práticas do Turismo de Habitação e do TER - Turismo no Espaço Rural.

Durante o ano, a TURIHAB desenvolveu conjuntamente com a CENTER vários circuitos temáticos com o mote “Portugal, campo e mar”. Estes circuitos foram publicados em operadores internacionais de diversos mercados e no novo sítio www.solaresdeportugal.pt permitindo uma promoção alargada das potencialidades turísticas e patrimoniais de cada região de Portugal. Também a criação de itinerários equestres e a expansão da marca Casas no Campo, valorizaram grandemente a oferta de turismo cultural e ativo e contribuíram para aumentar os períodos de permanência dos turistas.

 

Aumento muito expressivo do número de associados

O ano ficou marcado pelo aumento muito expressivo do número de associados e a excelente aceitação da nova marca Casas no Campo. Em Dezembro de 2012 a TURIHAB integrava 112 Associados, congregando 144 unidades a que correspondem 1627 camas, sendo 1225 nos Solares de Portugal e 402 nas Casas no Campo.

Relativamente à procura destaca-se a origem dos hóspedes, fundamentalmente, de mercados internacionais 79,5%, com especial enfoque  para o mercado Francês que pela primeira vez se posicionou em lugar cimeiro, com 15,3% seguido de perto pelos mercados Alemão (14,7%), Holandês (14,2%) e Inglês (14%), representando o mercado Português 20,5%. Destaque ainda para alguns mercados emergente como o Canadiano que pela primeira vez surge na lista dos 10 principais mercados, representando 1,6% da ocupação.

Um dado surpreendente, também, foi o aumento das reservas geradas através dos operadores turísticos representando 67% do total de reservas efetuadas através da CENTER para os Solares de Portugal e para as Casas no Campo.

 

Dormidas subiram por via do mercado externo

O número de dormidas geradas pela Central de Reservas, num contexto em que o mercado interno sofreu uma diminuição significativa, graças ao mercado externo teve um ligeiro aumento de 0,63%, fruto do esforço permanente de promoção quer interna, quer externa.

Todos os associados foram unanimes no reconhecimento do trabalho desenvolvido pela TURIHAB para promover a autenticidade a identidade da oferta, esperando uma maior articulação com os diferentes agentes responsáveis pela promoção do turismo de Portugal.

 

Encontro Nacional do Turismo de Habitação e do TER, em Ponte de Lima, a 26 de outubro 

Nesta Assembleia Geral ficou decidido realizar o Encontro Nacional do Turismo de Habitação e do TER, em Ponte de Lima, a 26 de outubro de 2013

Com este encontro, pretende-se promover uma reflexão  conjunta  sobre a qualificação da oferta, a promoção e a internacionalização do TH/TER, envolvendo os Associados, as 7 Regiões de Turismo, Parceiros nacionais e internacionais, Entidades Publicas e Privadas ligadas ao sector do Turismo. Durante este encontro serão nomeados os 5 melhores Operadores Turísticos que contribuíram decisivamente para a internacionalização dos Solares de Portugal e as Casas no Campo. Serão distinguidas Personalidades e Entidades que, ao longo dos 30 anos da TURIHAB, foram fundamentais para a implementação e desenvolvimento do Turismo de Habitação e TER em Portugal.