SISAB PORTUGAL bateu todos os recordes

05-03-2014
O SISAB PORTUGAL bateu todos os recordes anteriores e foi reconhecido por empresas expositoras, compradores internacionais, Governo português e oposição, como o evento que, inequivocamente, representa a fileira agroalimentar em Portugal, cujas vendas internacionais cresceram 7,8 por cento em 2013. 


500 empresas expositoras e mais de 1600 compradores internacionais provenientes de 110 países (representando os cinco continentes) contribuíram para a maior edição de sempre do SISABPORTUGAL, Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas, que teve lugar de 17 a 19 de fevereiro, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. A edição de 2014 do SISAB PORTUGAL atingiu um número recorde de participantes quer a nível nacional, quer internacional. 
Registando um crescimento na área de exposição e em compradores internacionais, o SISABPORTUGAL, um evento único e pioneiro a nível mundial, voltou a trazer ao nosso país os mais significativos compradores internacionais para desenvolver negócios com as 500 empresas expositoras, que encararam este evento como uma enorme oportunidade para iniciar ou reforçar a sua vertente exportadora, verdadeira janela de oportunidade para a internacionalização dos produtos portugueses. Perante uma plateia mundial de compradores especializados, que desta forma se atualizam relativamente às novidades, reforçando os seus contactos no mercado português, garantindo formação e conhecimento sobre especificidades necessárias para vender bens alimentares produzidos em Portugal, o país que cada vez mais se torna reconhecido pela excelência da sua produção.

Atualmente, o SISAB PORTUGAL é reconhecidamente a maior plataforma do mundo de negócios na fileira agroalimentar de um único país, sendo um espaço onde as empresas encontram os mais importantes importadores da indústria agroalimentar de todo o mundo. Desta forma, as empresas exportadoras presentes no SISAB PORTUGAL aproveitam a sua presença no certame para apresentar variedade e novidades de produto, fazendo do evento um marco também na inovação.

Esta edição do SISAB PORTUGAL confirmou a importância do evento como o mais representativo da fileira agroalimentar em Portugal, e o único certame que impulsiona, de forma efetiva e decisiva, as exportações de produtos alimentares portuguesas que em 2013 registaram um crescimento de 7,8 por cento. Com um modelo único a nível mundial, o SISAB PORTUGAL voltou, desta forma a obter o reconhecimento das mais diversas áreas de participantes como a referência do setor agroalimentar em Portugal. 
Como reconhecimento da importância do SISAB PORTUGAL, Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro português, marcou presença no evento e salientou de que o SISAB PORTUGAL “tem ajudado muito à internacionalização das empresas portuguesas do setor agroalimentar”, admitiu o responsável do Governo que adiantou ainda: “Congratulo-me por ver aqui novos clientes de novos mercados bastante importantes para as exportações portuguesas. Por isso é o momento adequado para dizer que este tipo de iniciativa, que é totalmente privada, não fica à espera do contributo das instituições públicas para promover os produtos portugueses”. 
Paulo Portas, Vice Primeiro-Ministro, por seu turno afirmaria“O SISAB PORTUGAL tem um forte poder de mobilização. Todos os anos cá venho, sobretudo atendendo à importância que dou aosetor agroalimentar do ponto de vista da criação de riqueza em Portugal”, sublinhou o Vice Primeiro-Ministro. 
Também Assunção Cristas, ministra da Agricultura, visitou esta edição do SISAB PORTUGAL onde reconheceu a importância do setor que tem crescido de forma única. “No ano de 2013 as exportações aumentaram 7,8% neste setor agroalimentar bem acima do conjunto da economia que cresceu apenas 4,6%”, - destacou enfatizando assim a importância do contributo deste evento para a obtenção daqueles resultados. 

Presente esteve também o Ministro da Economia, ntónio Pires de Lima, que logo à chegada deu os parabéns à organização por um evento que considerou ser “uma boa montra da economia portuguesa”. 
“Tenho procurado afirmar o Ministério da Economia como o Ministério das empresas, portanto vir a esta feira para mim é como estar em casa” disse aquele Ministro em declarações aos jornalistas, afirmando também que encontrou no certame muitas empresas que estão a contribuir decisivamente para que Portugal volte a crescer 
Além destas presenças do Governo, António José Seguro, líder do PS, esteve mais uma vez noSISAB PORTUGAL e considerou ser seu “dever marcar presença no SISAB PORTUGAL como forma de realçar a importância desta aliança fantástica entre os empresários portugueses vocacionados para a exportação e os potenciais compradores de outros países”. E terminou afirmando “a importância deste evento” que anualmente promove a excelência do nosso país aumentando as nossas exportações e criando riqueza e postos de trabalho. 
O SISAB PORTUGAL é uma feira profissional de acesso exclusivo, com um ambiente 100 por cento profissional onde centenas de reuniões de negócios acontecem a cada hora. O compromisso doSISAB PORTUGAL para os próximos anos é o de reforçar esta característica. 
O SISAB PORTUGAL irá continuar a oferecer o melhor da gastronomia portuguesa durante as refeições que decorrem nos dias do evento, onde se realizam os maiores negócios deste certame.
A próxima edição do SISAB PORTUGAL a decorrer em fevereiro de 2015 celebrará os 20 anos do evento a que correspondem vinte edições do certame com muitos milhares de negócios realizados e uma importância incontornável no panorama da exportação do setor em Portugal. 
 
SISAB