“O melhor da terra à sua mesa” é o lema da CALCOB

 A Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro, CALCOB, localiza-se em pleno “coração” da Bairrada, uma região que respira tradição agrícola. Remonta a 1977 e encontra-se sedeada em Porto Clérigo, possuindo seis balcões espalhados pela região que lhe permitem estar “ao virar da esquina” de cada agricultor e cada consumidor.

A sua principal actividade incide na compra e venda de batata, quer de semente quer de consumo, mas com a intervenção na área dos hortícolas frescos a ganhar terreno. De referir ainda outras actividades como a comercialização de factores de produção e prestação de serviços aos mais de 4400 associados, em áreas como a sanidade animal, assistência técnica, candidaturas a diversos subsídios, contabilidade agrícola e formação profissional, entre outras.

A visão da CALCOB traduz-se no slogan “O melhor da terra à sua mesa”, emanando desta afirmação um compromisso de uma equipa, voltada para o agricultor e para o cliente/consumidor, criando o máximo de satisfação para todos os parceiros envolvidos no projecto.

Batata de Consumo

A Bairrada é uma região onde o cultivo da batata tem uma grande expressão. O agricultor da região trabalha em estreita relação com a CALCOB, não só para a venda da batata de consumo, mas também na compra da batata de semente. Tal permite à Cooperativa assegurar uma qualidade cada vez maior do seu produto, não só pelo facto dos agricultores serem diariamente acompanhados pelos técnicos agrícolas da Cooperativa mas também porque esta comprova a origem da batata de semente. As variedades mais representativas da Bairrada são a Red Scarlet, Picasso, Daifla, Ágria e Carlita, as que apresentam maior produção e qualidade.

A batata, tal como os outros produtos, são embalados com a marca própria CALCOB ou com a marca do cliente e escoados para grossistas, armazenistas, retalhistas e consumidor final, através da venda nas lojas próprias.

Batata Primor

A CALCOB está convicta que existem boas perspectivas para a expansão desta cultura na região de Aveiro. Por acreditar que Portugal tem de iniciar uma nova época de descoberta de novos mercados e consumidores, integrou a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas, associação de carácter sócio-profissional, criada para defender e representar os interesses das organizações de produtores e agrupamentos de produtores de frutas e hortícolas suas associadas.

Hortícolas

As terras da Bairrada são também férteis noutras culturas, nomeadamente produtos hortícolas. Dado o incremento do número de explorações destinadas a esta actividade, a CALCOB sentiu necessidade de desenvolver o sector, criando mesmo um agrupamento de horticultores, com quem trabalha desde a plantação até à colheita, prestando todo o apoio técnico necessário.

Mas, sabendo que o consumidor é ávido de novos produtos e a sua satisfação é volátil, a CALCOB não se deixa ficar parada e em 2011 pretende entrar no mercado da IV Gama, proporcionando ao consumir a oportunidade de “poupar tempo, ganhando saúde”.

Batata de Semente

Este é um dos sectores mais desenvolvidos pela CALCOB que importa batata dos principais países produtores para posteriormente comercializar. Mas o trabalho não se limita a esta intermediação, realizando ensaios e experimentações em parceria com outras empresas da fileira que permitem depois fazer opções em relação à cultura.

Dentro desta gama a CALCOB disponibiliza os “Mimos da Horta”, que são batatas de semente, em sacos de cinco quilos, destinados a quem procura este produto para consumo próprio.